Folha de S. Paulo


Man Booker Prize divulga lista de escritores em sua final

Zanone Fraissat - 9.nov.2011/Folhapress
SÃO PAULO/SP-BRASIL,09/11/2011 -O escritor Amós Oz , Principal escritor israelense vivo e destacado ativista pró-paz entre Israel e Palestina farz conferência
O escritor Amós Oz durante palestra em São Paulo em 2011

O Man Booker International Prize, um dos principais prêmios literários do mundo, divulgou nesta quinta-feira (21) a lista de escritores em sua final.

Na lista, não há nenhum autor originalmente de língua inglesa. Concorrem os israelenses David Gross, com "Jessica Cohen", e Amós Oz, com "Judas" (Companhia das Letras), e a argentina Samanta Schweblin, por "Megan McDowell".

A noruega é representada por Roy Jacobsen, com "Don Bartlett", enquanto da Dinamarca concorre Dorthe Nors, com "Mirror, Shoulder, Signal". O francês Mathias Enard, um dos principais autores de seu país, concorre com "Charlotte Mandell".

Hoje a versão internacional do Booker Prize elege autores de qualquer lugar do mundo, desde que traduzidos e publicados no Reino Unido ou Estados Unidos. O prêmio de 50 mil libras (R$ 190 mil) é dividido, em partes iguais, entre o autor e seu tradutor.


Endereço da página: