Folha de S. Paulo


Crítica

Série 'Girls' chega ao fim sem respostas óbvias

Divulgação
Marnie e Hannah no último episódio da série Girls
Marnie e Hannah no último episódio da série 'Girls'

Aqui no Brasil estamos acostumados aos finais bem amarrados. Culpa das novelas, nas quais geralmente o vilão morre no último capítulo e os personagens bonzinhos vivem felizes para sempre.

Já nas séries americanas, a tendência é terminar de maneira surpreendente, deixando diversas pontas soltas.

"A Família Soprano" (HBO), por exemplo, acabou com uma tela preta, antes de o público saber se o protagonista, Tony Soprano, seria morto ou não. Até hoje, dez anos depois, discute-se o que teria acontecido com ele.

O derradeiro episódio do seriado "Girls" também conseguiu desagradar muita gente.

A atração da HBO finalizou suas seis temporadas neste domingo (16), focando apenas duas das quatro amigas originais: Hannah (Lena Dunham, também criadora do programa) e Marnie (Allison Williams). E saiu do ar sem responder a várias perguntas.

Atenção, spoiler.

Hannah conseguirá algum dia realizar seu sonho de se tornar uma grande escritora? Encontrará um novo amor? E suas amigas, arranjarão marido / emprego / objetivo na vida? Jamais saberemos.

Lena Dunham defende o final meio aberto: as personagens estão chegando aos trinta anos. É impossível garantir que qualquer uma delas vá viver feliz para sempre. Mais do que isto: não dá nem para mostrar que elas finalmente se tornaram adultas.

A própria Hannah se revela uma mãe egoísta e infantil. Nem a chegada de seu bebê fez com que ela amadurecesse. Só um pouquinho, como deixam crer os minutos finais da série.

Dessa maneira, "Girls" conseguiu encerrar seu ciclo do mesmo jeito que começou: derrubando barreiras e evitando clichês.

ANTECESSORA

Logo de cara, a série se livrou da comparação com sua antecessora no mesmo canal, "Sex and the City", que também focava quatro moças solteiras vivendo em Nova York.

Só que, além de mais jovens, as personagens de "Girls" também eram duras, vítimas da crise econômica e da própria falta de motivação.

"Girls" inovou também na forma. Nunca entrou no território das sitcoms tradicionais como "Friends", no qual cada fala é uma piada. Não lhe faltaram momentos dramáticos ou lágrimas.

E as cenas de sexo e nudez? Realistas, feias, algumas delas até mesmo desagradáveis. Lena Dunham parecia fazer questão de exibir seu corpo totalmente fora dos padrões. Ainda inseriu no final uma sequência gratuita onde aparece totalmente pelada, somente para reiterar seu ponto de que não está nem aí.

"Girls" foi alvo de muitas críticas por ter quatro protagonistas brancas e privilegiadas (e o fato de metade do elenco ter pai famoso no showbiz fomentou ataques).

Mas o fato é que a série mostrou uma juventude perdida e divertida ao mesmo tempo, que também existe por aqui. Por isso fez tanto sucesso.

GIRLS
ELENCO Lena Dunham, Allison Williams, Jemima Kirke, Zosia Mamet
EMISSORA HBO
PRODUÇÃO EUA (2012-2017)


Endereço da página: