Folha de S. Paulo


Série recupera ofensiva de cineastas como Capra e Ford contra o nazismo

Cinco cineastas contemporâneos -Steven Spielberg, Francis Ford Coppola, Guillermo del Toro, Paul Greengrass e Lawrence Kasdan- comentam o trabalho de cinco diretores engajados em filmar a Segunda Guerra Mundial (1939-45) -John Ford, William Wyler, John Huston, Frank Capra e George Stevens.

É um documentário sobre documentários, o que poderia espantar espectadores. Mas "Five Came Back" ("Cinco Voltaram"), do serviço sob demanda Netflix, é uma ótima aula de cinema, além de ser instrutivo sobre a propaganda política durante o maior conflito da história humana.

Como declarou Coppola, Adolf Hitler e seu ministro da propaganda, Joseph Goebbels, entendiam do assunto. Os americanos tiveram que suar para conseguir algo à altura em termos de convencimento de multidões.

Divulgação
John Ford grava propaganda contra a Segunda Guerra para o Exército dos Estados Unidos
John Ford grava propaganda contra a Segunda Guerra para o Exército dos Estados Unidos

Capra foi um dos primeiros a lidar com esse problema. Ele viu o filme "O Triunfo da Vontade", um clássico filme de propaganda nazista dirigido por Leni Riefenstahl, e ficou se perguntando, "como eu poderia superar isso?"

A reposta foi curiosa. O primeiro documentário da série Why We Fight" ("Porque Nós Lutamos") usa imagens alemãs, italianas e japonesas com comentários irônicos.

Seria uma comédia se não fosse obra de assassinos autoritários. Adolf Hitler parece um dos irmãos Marx, Benito Mussolini faz caretas como um palhaço.

Intervenção sobre infografia do 'Los Angeles Times' publicada em 1943

Eixo x Aliados

Outros documentários de Frank Capra enfocaram sucessos dos aliados, como aquele sobre a frente russa.

Mas apesar de produzir um bom filme sobre os soldados negros segregados dos EUA, ele não conseguiu fugir de estereótipos raciais ao descrever os japoneses. Até o exército americano ficou envergonhado, pois o documentário ficou pronto muito perto do lançamento das bombas atômicas sobre o Japão.

TRANSFORMAÇÕES
Spielberg, que tem invejável currículo de filmes dirigidos e produzidos sobre a guerra, diz que os cinco diretores foram mudados para sempre pela experiência. Curiosamente, durante a guerra não criaram nenhuma obra-prima.

Isso aconteceria depois, caso do filme "The Best Years of Our Lives" ("Os Melhores Anos de Nossas Vidas", no Brasil), de 1946, dirigido por William Wyler. O longa narra as dificuldades de três veteranos de guerra para se readaptarem à vida civil.

Outro bom exemplo é "It's a Wonderful Life" ("A felicidade não se compra"), filme de 1946 de Frank Capra.

Segundo Del Toro, cada diretor tinha uma característica marcante no seu trabalho durante a guerra: Ford era épico, mítico; Huston estava atrás da aventura; Wyler e Stevens focavam o lado humano; e Capra via sua tarefa como a "solução de problemas".

PRÉ-GUERRA
Ironicamente, o mais bem sucedido trabalho de propaganda foi iniciado por Wyler quando os EUA ainda não estavam na guerra, "Mrs. Miniver" (no Brasil, "Rosa da Esperança"), exibido em 1942.

A senhora Miniver é uma dona de casa britânica cuja família tenta se adaptar ao bombardeio alemão, a chamada "Blitz" aérea.

Wyler achou que os britânicos não gostariam do filme, já que viviam aquilo no cotidiano, e ele seria pouco realista. O filme acabou sendo um sucesso de público e crítica e ganhou seis Oscar (incluindo o de melhor filme).

Ele fez um dos melhores documentários do grupo, sobre um bombardeiro B-17 chamado "Memphis Belle" cuja tripulação foi a primeira a completar 25 missões de combate. O documentário foi o primeiro filme a ser resenhado na primeira página do jornal "The New York Times".

Ford ficou chocado com o que viu no Dia-D e voltou para casa após passar vários dias bebendo.

Stevens conheceu campos de extermínio nazistas e nunca mais dirigiu comédias. Wyler esteve surdo, mas recuperou parte da audição; seu "Ben-Hur", de 1959, ganhou 11 prêmios Oscar.

De fato, a guerra mudou os cinco: todos produziram excepcionais filmes depois dela.

FIVE CAME BACK
DIREÇÃO Laurent Bouzereau
ELENCO Steven Spielberg, Francis Ford Coppola, Frank Capra, William Wyler, John Ford, John Houston
PRODUÇÃO Estados Unidos, 2017
ONDE Netflix
CLASSIFICAÇÃO 18 anos


Endereço da página:

Links no texto: