Folha de S. Paulo


Com Sofia Coppola e Michael Haneke, Cannes abraça TV e ignora Hollywood

Divulgação
Nicole Kidman, em cena de 'O Enganado', de Sofia Coppola
Nicole Kidman, em cena de 'O Enganado', de Sofia Coppola

O festival que era um dos últimos bastiões de resistência do cinema cedeu ante o poder da telinha e também deixou de fora de seu tapete vermelho os grandes estúdios.

Ao anunciar a programação de sua 70ª edição nesta quinta-feira (13), o Festival de Cannes acendeu o sinal amarelo de Hollywood: apesar de seis longas americanos competirem pela Palma de Ouro neste ano (de um total de 18), nenhum deles é um blockbuster -nem mesmo nas exibições fora da disputa principal.

O festival vai de 17 a 28 de maio, na Riviera francesa.

No ano passado, Spielberg usou Cannes como vitrine para seu "O Bom Gigante Amigo", e, no ano anterior, George Miller mostrou ali pela primeira vez a exuberância de "Mad Max: Estrada da Fúria".

A revista "Hollywood Reporter" foi a primeira a apontar a lacuna, lembrando que arrasa-quarteirões como "Dunkirk", filme de guerra de Christopher Nolan, e o novo "Blade Runner", de Denis Villeneuve, foram esquecidos.

Já a TV não tem o que reclamar. O festival francês terá exibições dos dois primeiros episódios da nova "Twin Peaks", de David Lynch, e de toda a segunda temporada de "Top of the Lake", de Jane Campion. Vale dizer que Lynch e Campion já levaram a Palma de Ouro -com filmes, claro.

Na disputa principal, sem brasileiros, os habitués: o alemão Michael Haneke ("Amor") compete pela sétima vez, com o drama de refugiados "Happy End", título que, vindo do cineasta, só pode ser irônico.

Também retornam os franceses François Ozon e Michel Hazanavicius -este último, diretor de "O Artista", exibirá "Redoutable", cinebiografia que traz Louis Garrel no papel do cineasta Jean-Luc Gordard.

Entre os americanos, grandes nomes do indie, caso de Todd Haynes e seu "Sem Fôlego", sobre a conexão entre personagens de épocas distintas, e Sofia Coppola com "O Enganado", mais um drama feminino com tensão sexual.

Nicole Kidman cruzará o tapete vermelho quatro vezes neste ano: além de "O Enganado", ela aparece em "The Killing of a Sacred Deer", também na competição, na série "Top of the Lake" e no filme "How to Talk to Girls At Parties", fora da disputa.

Para a 70ª edição do festival foram selecionados 49 longas de 29 países. Na competição principal não há nenhum título latino-americano ou chinês.

"Barbara", de Mathieu Almaric, abre a mostra Um Certo Olhar, que exibirá filmes como "L'Atelier", de Laurent Cantet, e "Jeune Femme", de Léonor Serraille.

Há três filmes fora da competição —"Visages, Villages", de Agnès Varda e JR, "How to Talk to Girls at Parties", de James Cameron Mitchell, e "Blade of the Immortal", de Takashi Miike.

Cannes apresentará pela primeira vez um longa de realidade virtual, "Carne y Arena" do mexicano Alejandro González Iñárritu ("O Regresso").

*

Veja os filmes do festival

Indicados para a Palma de Ouro

"120 Beats per Minute", de Robin Campillo (França)

"O Enganado", de Sofia Coppola (EUA)

"The Day After", de Hong Sangsoo (Coreia do Sul)

"A Gentle Creature", de Sergei Loznitsa (França)

"Good Time", de Benny Safdie & Josh Safdie ( EUA)

"Happy End", de Michael Haneke (França/ Alemanha/ Áustria)

"In the Fade", de Fatih Akin (Alemanha)

"Jupiter's Moon", de Kornél Mundruczó (Hungria)

"The Killing of a Sacred Deer", de Yorgos Lanthimos (EUA/ Reino Unido)

"'L'amant Double", de François Ozon (França)

"Le Redoubtable", de Michel Hazanvicius (França)

"Loveless", de Andrey Zvyagintsev (França/ Rússia)

"The Meyerowitz Stories", de Noah Baumbach (EUA)

"Okja", de Bong Joon-Ho (Coreia do Sul/ EUA)

"Radiance", de Naomi Kawase (Japão/ França)

"Rodin", de Jacques Doillon (França/Bélgica)

"Sem Fôlego", de Todd Haynes (EUA)

"You Were Never Really Here", de Lynne Ramsay (EUA/ França)

*

Filme de abertura

"Les Fantômes d'Ismaël", de Arnaud Desplechin

*

AFP Photo/Bronx agency/Archivio Cameraphoto Epoche/Getty Images/Philippe Savoir
This handout picture released on March 29, 2017 by the Cannes film festival shows the official poster of the 70th Festival de Cannes featuring a picture of Italian actress Claudia Cardinale dancing. The festical will be held from May 17 to 28, 2017 with Spanish director Pedro Almodovar as the President of the Jury. / AFP PHOTO / Bronx agency AND Archivio Cameraphoto Epoche/Getty Images / Philippe Savoir / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT
Cartaz do Festival de Cannes

Um Certo Olhar

"After the War", de Annarita Zambrano

"April's Daughter", de Michel Franco

"Barbara", de Mathieu Amalric

"Beauty and the Dogs", de Kaouther Ben Hania

"Before We Vanish", de Kiyoshi Kurosawa

"Closeness", de Kantemir Balagov

"The Desert Bride", de Cecilia Atan & Valeria Pivato

"Directions", de Stephan Komandarev

"Dregs", de Mohammad Rasoulof

"Jeune femme", de Léonor Serraille

"L'Atelier", de Laurent Cantet

"Lucky", de Sergio Castellitto

"The Nature of Time", de Karim Moussaoui

"Out", de Gyorgy Kristof

"Western", de Valeska Grisebach

"Wind River", de Taylor Sheridan

*

Fora da Competição

"Blade of the Immortal", de Takashi Miike

"How to Talk to Girls at Parties", de John Cameron Mitchell

"Visages, Villages", de Agnès Varda & JR

*

Sessão da Meia-Noite

"Prayer Before Dawn", de Jean-Stéphane Sauvaire

"The Merciless", de Byun Sung-Hyun

"The Villainess", de Jung Byung-Gil

*

Sessão Especial

"12 Jours", de Raymond Depardon

"An Inconvenient Sequel", de Bonni Cohen & Jon Shenk

"Claire's Camera", de Hong Sangsoo

"Demons in Paradise", de Jude Ratman

"Napalm", de Claude Lanzmann

"Promised Land", de Eugene Jarecki

"Sea Sorrow", de Vanessa Redgrave

"They", de Anahita Ghazvinizadeh

*

Eventos do 70º Aniversário

"24 Frames", de Abbas Kiarostami

"Come Swim", de Kristen Stewart

"Top of the Lake", de Jane Campion

"Twin Peaks", de David Lynch

*

Realidade Virtual

"Carne y arena", de Alejandro G. Iñárritu


Endereço da página: