Folha de S. Paulo


Crítica

'The Affair' traz drama dos bons sem vilões nem mocinhos

Uma das melhores séries em exibição na TV, "The Affair" teve sua terceira temporada toda colocada no ar pela Apple TV na semana passada.

A trama se desenrola a partir de um caso extraconjugal envolvendo o escritor Noah (Dominic West) e a garçonete Alison (Ruth Wilson) durante um verão na cidadezinha litorânea de Montauk, no Estado de Nova York, e continua sendo contada do mesmo jeito desde o primeiro episódio: cada pedaço, às vezes um mesmo trecho, é visto pelo ponto de vista de personagens diferentes, usualmente com detalhes que os favorecem.

Divulgação
Noah (Dominic West) e Alison (Ruth Wilson) em cena da terceira temporada de 'The Affair
Noah (Dominic West) e Alison (Ruth Wilson) em cena da terceira temporada de 'The Affair'

"The Affair" foi criada por Sarah Treem e pelo israelense Hagai Levi, em sua primeira produção na TV americana. É dele a aclamada "Be'Tipul", refilmada em vários países, inclusive no Brasil, pela GNT, onde ganhou o nome de "Sessão de Terapia", e nos EUA, onde virou o fenômeno "In Treatment", da HBO.

No final da segunda temporada de "The Affair", Noah confessa ser o autor do atropelamento do personagem Scotty Lockhart, crime que ele não cometeu –quem estava no volante era sua ex-mulher, Helen Solloway (Maura Tierney).

No início da terceira temporada, Noah está livre há dois meses, tendo passado três anos atrás das grades, e agora dá aulas de escrita criativa em uma universidade de New Jersey. Tem flashbacks de momentos na prisão e da interação –cada vez mais cheia de atrito– com um guarda (Brendan Fraser, excelente) que ele acha que pode estar seguindo-o.

DE NOVO EM MONTAUK

Está separado de Alison há mais de um ano. Ela volta para Montauk para pegar sua filha, Joanie, que havia deixado com o pai, seu ex-marido, Cole Lockhart (irmão de Scotty, o morto), quando teve um surto depressivo e resolveu se internar numa clínica.

Cole está casado de novo, agora com a colombiana Luisa (Catalina Sandino Moreno). Helen, por sua vez, aluga um quarto de sua casa para o novo namorado, Vic (Omar Metwally), mas continua envolvida em todas as passagens da vida de Noah, tentando aproximá-lo dos filhos.

Se parece carregada de tramas é porque é mesmo. Todos os personagens tomam lugar de protagonistas quando a história é contada pelos seus pontos de vista, e nenhum deles é herói ou vilão, muito menos descomplicado.

São adultos complexos, sexuais, perdidos em plena meia-idade. E essa é justamente a graça dessa série sem mocinho nem bandido, sem ninguém com 100% de certeza a respeito das decisões que toma, cheios de sonhos e arrependimentos, vontades e medos.

MAIS UM PONTO DE VISTA

O jeito de contar as histórias, com quase todos os episódios divididos ao meio, não envelheceu. Continua atrativo e agora ganhou pelo menos um novo ponto de vista, o de Juliette.

Ela é uma professora francesa da mesma universidade de Noah que desperta um novo interesse nele. Mas vai se frustrando conforme o caso fica mais complicado. Ela queria uma relação leve para compensar a vida dura que levava na França e que vai se revelar aos poucos, mas se vê atrelada aos dramas de Noah.

No fim do primeiro episódio, depois de um jantar na casa dela em que um debate à mesa sobre sexualidade coloca os mais velhos, professores, em oposição aos mais novos, alunos, Noah vai para casa e é esfaqueado no pescoço.

Definitivamente, "The Affair" não voltou para dar conforto aos personagens. O que é um alívio para os espectadores: vem drama bom aí.

NA TV

The Affair
QUANDO: 3ª temporada completa no iTunes, a us$ 2,99 por episódio; 1ª e 2ª temporadas na Netflix


Endereço da página: