Folha de S. Paulo


SBT, Record e RedeTV! podem ser vistos por assinantes da TV paga

Desde o apagão do sinal analógico de TV em São Paulo, na passagem do dia 29 para 30 de março, RedeTV!, SBT e Record, unidas na joint venture Simba, decidiram deixar as principais operadoras de TV paga, como Net e Sky.

Para fornecer o sinal digital para essas empresas, os canais querem parte do que os assinantes pagam pelos seus pacotes. Há conversas da Simba com Net, Claro, Oi e Vivo, mas não havia definição até a conclusão desta edição. Com a Sky, ainda não houve negociações por parte dos três canais.

Diego Padgurschi/Folhapress
Maria de Fátima dos Santos, 62, aposentada, pegou o conversor digital para sua TV em fevereiro
Maria de Fátima dos Santos, 62, aposentada, pegou o conversor digital para sua TV em fevereiro

Como o sinal digital das emissoras abertas é gratuito, assinantes das operadoras da TV paga podem assistir a esses canais conectando seu televisor diretamente em uma antena digital. Em seguida, é preciso alternar entre a TV paga e a aberta para ver esses canais.

Também é possível tirar dúvidas pelo telefone, no 147, com a organização Seja Digital, criada para implementar a mudança do sinal em SP.

*

ENTENDA
Como ver SBT, Record e RedeTV! na TV paga

Sou assinante da TV paga, como sintonizo os canais?

O primeiro passo é ver se sua televisão já vem com conversor digital embutido. É o caso da maioria dos modelos fabricados após 2010. Depois, é preciso ligar a TV em uma antena digital. Em prédio, veja com o síndico se a antena foi atualizada. Se não foi ou mora em casa, tem que comprar uma nova (cerca de R$ 50). No controle remoto da TV, procure pelo botão "Source" ou "Input" e mude de HDMI ou AV para TV. Também é preciso fazer uma busca dos canais digitais –no controle da TV essa opção deve estar em "Menu". SBT, Record e RedeTV! são os canais 4, 7 e 9, respectivamente.

Tenho uma TV de tubo ou modelo de antes de 2010, como faço?

É necessário comprar um conversor digital (R$ 100), além de ter antena digital. Coloque o conversor em outra entrada AV do televisor (o decodificador da TV paga já deve estar em uma). No controle remoto, aperte o botão AV/TV ou AV (a TV digital pode estar no AV1, AV2...). Ao ligar o conversor pela primeira vez, a busca de canais já é feita.

Minha TV de tubo só tem uma entrada para os cabos.

É preciso retirar os cabos da TV paga e colocar os do conversor no mesmo lugar. Não se esqueça de inserir os fios nas entradas corretas (são indicadas pelas cores branca, amarela e vermelha).


Endereço da página:

Links no texto: