Folha de S. Paulo


Sinal analógico de TV será desligado em SP; veja como ter 44 canais digitais

Eduardo Knapp/Folhapress
Sao Paulo, SP, BRASIL, 23-10-2012 17h33:Televisoes de brinquedo e decorativas para Ilustracao para Capa de Caderno especial Tecnologia (Foto Eduardo Knapp/Folhapress. COTIDIANO)

Perto da meia-noite, na virada desta quarta (29) para quinta-feira, o sinal analógico da TV aberta deverá ser desligado na região metropolitana de São Paulo, o maior mercado brasileiro de televisão.

A decisão foi confirmada no início da tarde de terça, em reunião da força-tarefa que realiza a transferência da transmissão para a tecnologia digital. Segundo pesquisa encomendada ao Ibope Inteligência, foi atingido o patamar que permite o desligamento.

Dos sete milhões de domicílios com televisor na região, 95% estão preparados e não ficarão sem sinal na mudança.

Eles serão beneficiados com a descoberta ou redescoberta de um pacote de TV gratuita em seus televisores: segundo a organização criada para implementar a mudança, chamada Seja Digital, são 44 canais na região metropolitana de São Paulo.

"O que está todo mundo se surpreendendo em São Paulo é que tem tantos canais digitais", diz Antonio Carlos Martelletto, diretor geral da Seja Digital. "Quando você faz a nova busca, a ressintonia, descobre todos esses canais." A tecnologia permite melhor qualidade de imagem e som e uma oferta maior de canais.

BRASÍLIA

Foi esse também o maior impacto percebido em Brasília, quando da mudança realizada na região, há cinco meses. Com tantos canais gratuitos com recepção de qualidade, parte dos usuários deixou para trás a TV por assinatura.

Comparando a audiência de quatro semanas antes e quatro semanas depois do fim do sinal analógico na capital, em dados do Ibope fornecidos pela Rede Globo, a audiência domiciliar da programação de TV paga caiu 6% (de 7h a 24h).

Em parte, foram os números de Brasília que estimularam SBT e Record a pressionar Net, Sky e outras operadoras a pagar para manter os canais em seus serviços de TV paga -o que resultou na escalada de ameaças de ambas as partes, até o desligamento de hoje.

A TV por assinatura, com eventuais soluços de recuperação, está em queda no país desde 2014. Em fevereiro, perdeu mais 95 mil assinantes. Além da redução no poder de compra do brasileiro, a crise é creditada a serviços de vídeo pela internet como a Netflix.

Além do impacto sobre a TV paga, o fim do sinal analógico em Brasília trouxe mudanças na audiência das principais emissoras brasileiras, que poderão se repetir agora em São Paulo. Record e Band registraram saltos no Ibope.

Comparando um mês antes e um mês depois do desligamento, a Record cresceu 9%, e a Band, 33% (entre 7h e 24h). A Globo marcou -1%.

SANTA IFIGÊNIA

A mudança em São Paulo vem sendo preparada desde 2016, com campanha de esclarecimento e, para os beneficiários de programas sociais, a distribuição e instalação de kits gratuitos com conversor e antena (veja abaixo).

De acordo com a Seja Digital, cerca de dois milhões têm direito a receber o kit gratuito na região —54% já retiraram. Outros 200 mil se inscreveram e devem retirar o equipamento na próxima semana.

Como registrou levantamento da organização e foi possível confirmar na rua Santa Ifigênia, centro de varejo eletrônico em São Paulo, a procura pelo conversor cresceu nos dias anteriores ao desligamento do sinal analógico.

Sem contar a antena, o preço de cada conversor gira em torno de R$ 100. A instrução é verificar se o aparelho tem controle remoto e os cabos necessários para o televisor.

A mudança em São Paulo prossegue por mais dois meses, e a expectativa é chegar ao final com resultado semelhante ao de Brasília no mesmo período —99,4% da população com o sinal digital.

A próxima região metropolitana a passar pelo desligamento do sinal analógico é Goiânia, no final de maio. Depois vêm Belo Horizonte, algumas capitais do Nordeste, o interior de São Paulo e o Rio.

A mudança para o sinal digital tem também como propósito liberar algumas faixas hoje usadas por TVs para, por exemplo, permitir a migração das rádios AM para FM.

Haverá ainda a melhoria da cobertura da internet móvel 4G. Até o fim do ano, em São Paulo, a mudança deve ampliar o alcance dos celulares na periferia e dentro das casas.

*

O que é preciso para receber o sinal digital

Se você tem um televisor de tela plana comprado a partir de 2010, já tem acesso digital —tudo o que precisa é fazer a conexão com antena própria ou coletiva.

Se você tem um televisor de tela plana comprado antes de 2010, deve verificar se o aparelho veio com conversor integrado. Caso não tenha vindo, precisa adquirir o conversor separadamente.

Se você tem televisor de tubo, também precisa de conversor. O aparelho em centros de varejo como a r. Santa Ifigênia (região central de São Paulo) sai por cerca de R$ 100.

Os beneficiários de programas sociais federais, como Bolsa Família, podem se inscrever no site e receber o equipamento de graça.

-

Desde a última sexta (24), SBT, Record e RedeTV! têm levado ao ar mensagens dizendo que a partir do apagão da TV analógica, nesta quarta (9), em São Paulo, não vão mais oferecer seus canais nas principais operadoras de TV paga, como Sky e Net.

Unidas na joint venture Simba, elas querem parte do que o assinante paga pelos pacotes de canais para disponibilizar os sinais.

Antes do apagão, as três emissoras eram obrigadas a oferecer seus sinais gratuitamente. Ficando apenas o digital, elas precisam autorizar que as operadoras levem seu conteúdo ao ar. O principal argumento da Simba é que as três representam por 20% da audiência apenas entre os assinantes da TV paga. Record e SBT estão atrás apenas da Globo, enquanto a RedeTV! é um dez canais mais vistos.

Em nota, a ABTA (Associação Brasileira da TV por Assinatura) afirmou que a decisão de retirar os canais do ar partiu da própria Simba e que as operadoras não receberam propostas.

Nesta terça-feira (28), negociações sobre a Simba e as operadoras da TV paga aconteceram, mas sem uma definição até o fechamento desta edição.

-

MULTITELA
Confira atrações disponíveis na TV digital

*

"Mega Motors"
Destinado aos amantes dos carros, o programa mescla informações sobre a indústria automobilística com entrevistas e reportagens com os principais nomes do esporte a motor no Brasil.

Mega TV (16.1), sab. e dom. 22h

*

"Pedro e Bianca"
Criada por Cao Hamburger, a série conta a história de dois gêmeos bivitelinos de 15 anos, sendo ele branco, e ela negra. Venceu o Emmy Kids em 2014.

MultiCultura, (2.3), seg. a sex. 9h35 e 14h20

*

"Coração de Pescador"
Sobre pesca esportiva, a atração dá dicas e traz informações.

Terra Viva (49.1), dom., 6h

*

Copa do Nordeste
Esporte Interativo exibe na TV digital a principal competição de futebol do Nordeste. Nesta quarta (29), o Itabaiana (SE) enfrenta o Santa Cruz.

Esporte Interativo (36.1), 21h30

*

Música
Os três canais mostram clipes de rock (Kiss TV, 33.2), gospel (MCI TV, 33.3) e sertanejo (Top TV, 33.1) o dia todo.

*

"Na Estrada"
Reportagens sobre Inovações e experiências bem sucedidas na área da saúde.

Canal Saúde (62.4), seg. 10h

-

Confira a lista de canais digitais em São Paulo

Televisão (Rede)
10.1 TV ABC (Rede Brasil de TV)
11.1 TV Gazeta (Rede Gazeta)
13.1 Band (Rede)
14.1 RBI TV (TV Plenitude)
16.1 Mega TV
2.1 TV Cultura
2.2 Univesp
2.3 Multicultura Educação (TV Cultura)
21.1 Rede 21 (TV Universal/Rede 21)
25.1 TVCI (TV Mundial)
27.1 CNT Americana (CNT)
30.1 RIT (Rede)
32.1 Ideal TV (Ideal TV/TV Universal)
33.1 Top TV
33.2 Kiss TV
33.3 MCI TV
34.1 Rede Vida
35.1 TVC São Paulo (Local)
36.1 TV Eldorado (TV Esporte Interativo)
4.1 SBT SP (Rede SBT)
41.1 TV Aparecida (Rede)
42.1 Record News
44.1 TVT (TV Brasil)
45.1 Boa Vontade TV
48.1 NGT
49.1 Terra Viva
5.1 Globo SP (Globo)
51.1 Boas Novas (Rede)
55.1 TV8 (TV Século 21)
58.1 TV Guarulhos (Rede Teovision/Portas Abertas)
60.1 TV Mackenzie
61.1 TV Câmara
61.2 TV Assembleia SP (Rede)
61.3 TV Senado
61.4 TV Câmara Municipal SP (Local)
62.1 TV Brasil (TV Pública)
62.2 NBR (TV Pública)
62.3 TV Escola
62.4 Canal Saúde
64.1 TV Justiça
64.2 Ponto Jus
7.1 Record TV (Rede)
9.1 Rede TV! (Rede)


Endereço da página: