Folha de S. Paulo


HQ suíça de 1833 ganha primeira edição brasileira

Reprodução
Quadro do livro de Töpffer que diz: 'Após as saudações, M. Jabot volta à sua posição'
Quadro do livro de Töpffer que diz: 'Após as saudações, M. Jabot volta à sua posição'

Quando André Caramuru Aubert leu no jornal o nome Rodolphe Töpffer (1799-1846), foi até a estante que continha os livros que seu avô trouxera da Europa para o Brasil e descobriu um tesouro para os entusiastas das histórias de quadrinhos. No móvel havia a primeira edição de "Histoire de Monsieur Jabot".

Desenhada em 1831 pelo suíço Töpffer e publicada em 1833, ela é considerada uma das primeiras HQs do mundo.

A inédita edição em português de "Monsieur Jabot" (sem "Histoire"), que será lançada pelo Sesi-SP no dia 30 de março, é fruto de cinco anos de pesquisa de Aubert, que não só o aproximou de Töpffer em conhecimento mas também em parentesco. Aubert descobriu que Töpffer é seu tio-tetravô. O livro é o primeiro de uma série do autor, a ser lançada pela editora.

A história do homem que dá nome ao livro é contada em tiras sequenciais desenhadas a bico de pena e nanquim.

"Töpffer era pintor mas teve um problema ocular, preferindo as linhas feitas a pena", diz Aubert. Jabot é um homem atrapalhado de classe média que busca lugar na alta sociedade, para isso chamando a atenção como pode. Ele visita um baile, discute com os presentes e dança com as mulheres.

A apresentação do livro conta a história de Töpffer e traz trechos de cartas que o fã (e escritor) Goethe enviava ao autor. Aubert também levanta a discussão da invenção das HQs e de como a pirataria afetou a produção do autor.

INAUGURAL

O pesquisador e jornalista Paulo Ramos diz que a polêmica de qual é o primeiro quadrinho do mundo pode não ter fim. Segundo ele, alguns autores consideram parâmetros diferentes para decidir o que é uma HQ. "Há autores, como David Kunzle, que consideram Töpffer o pai dos quadrinhos", diz Ramos. "Alguns outros, como o francês Smolderen, veem os trabalhos de William Hogarth (1697-1764) como as primeiras histórias do gênero".

O pesquisador diz que a ausência de balões poderia tirar de "Monsieur Jabot" o título de primeira HQ do mundo, mas afirma que o trabalho é "com certeza, o primeiro quadrinho longo". "Töpffer inventou as graphic novels."

A história de Jabot preenche várias páginas, ao contrário das curtas narrativas sequenciais impressas nos periódicos da época.

No Brasil, a primeira HQ foi "Nhô Quim", publicada em 30 de janeiro de 1869 por Angelo Agostini, data em que é celebrado o Dia do Quadrinho Nacional.

*

MONSIEUR JABOT
QUANDO: lançamento em 30/3, na Livraria da Vila (R. Fradique Coutinho), das 19h às 21h30
QUANTO: R$ 48 (72 págs.)
AUTOR: Rodolphe Töpffer
TRADUÇÃO: Flavia Lago
EDITORA: SESI-SP


Endereço da página: