Folha de S. Paulo


Mais de mil obras do Masp podem ser vistas em plataforma on-line gratuita

Divulgação
Vista da mostra 'Acervo em Transformação', do Masp, disponível no Google Arts and Culture
Vista da mostra 'Acervo em Transformação', do Masp, disponível no Google Arts and Culture

Mais de mil obras do acervo do Masp poderão ser vistas a partir desta quarta (22) no Google Arts & Culture.

Criada em 2011, a plataforma on-line e gratuita (site, Android e iOS) é uma espécie de banco de dados que reúne peças de cerca de mil instituições culturais de 70 países —33 brasileiras. "Toda a força de busca do Google fica a favor desses museus", diz Alessandro Germano, diretor de parcerias estratégicas do Google para a América Latina.

É possível localizar as obras (mais de 6 milhões) não só por acervo, mas por filtros de cor e de período histórico. Algumas imagens, captadas com uma câmera de aumento, permitem um zoom de bilhões de pixels que revelam detalhes invisíveis a olho nu. Há 27 delas no núcleo do Masp, caso da tela "Rosa e Azul" (1881), de Renoir.

O museu também irá disponibilizar a coleção Landmann, com objetos de arte pré-colombiana nunca expostos na instituição, e itens da arte europeia e brasileira.

Além de ver as obras, será possível fazer um tour de realidade virtual pela exposição dos cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi.

"Claro que a sensação da visita não é replicável", diz Lucas Pessoa, diretor de operações do Masp. "Mas nosso objetivo é expandir o espaço museológico e disseminar conhecimento. É um caminho".


Endereço da página:

Links no texto: