Folha de S. Paulo


Crítica

Com Keanu Reeves, 'Versões de um Crime' tem final surpreendente

Quem é fã de tramas de tribunal, do tipo que devora livros de John Grisham, pode entrar tranquilamente no cinema. "Versões de um Crime" é eletrizante. Um quebra-cabeças eficiente até o final, com idas e vindas na história.

As cenas do julgamento de um adolescente acusado de matar o pai são complementadas por flashbacks. Mas estes nem sempre estão na tela para ajudar a esclarecer as coisas. O título brasileiro cai bem. São várias versões de um crime, que fazem o espectador mudar muitas vezes seu palpite sobre o caso.

Divulgação
Keanu Reeves e Renée Zellweger como advogado e sua cliente em 'Versões de um Crime'
Keanu Reeves e Renée Zellweger como advogado e sua cliente em 'Versões de um Crime'

O título original, "The Whole Truth", toda a verdade, parece brincadeira. Em "Versões de um Crime", algumas reviravoltas no enredo dão a impressão de que todo mundo está mentindo. Ninguém facilita a vida do advogado Richard Ramsey.

No papel principal, Keanu Reeves se sai bem. No lugar de um personagem de ação, os quase super-heróis que ele habitualmente interpreta em franquias como "Matrix" e "John Wick", aqui o ator entendeu logo que menos é mais. Seu desempenho é contido, denso. Ramsey pisa em ovos ao avançar na apuração do que aconteceu com o garoto, filho de uma amiga, Loretta (Renée Zellweger).

O rapaz, prestes a ir para a prisão por matar o próprio pai, não colabora com o advogado, que precisa sair catando as peças para montar a fotografia completa do caso. Os primeiros dois terços do filme focam essa investigação. Não há nenhum momento aborrecido, o ritmo da narrativa é rápido e o julgamento pode ser assistido com um balde de pipoca no colo. Entretenimento bem realizado, envolvente.

No terço final, "Versões de um Crime" tenta arrematar a história com grandes surpresas. Aí chega a hora do espectador decidir se "compra" ou não a solução final. Porque as coisas tomam um rumo impressionante com o que é descoberto por Ramsey.

A tensão cresce e a conclusão é surpreendente. Um bom trabalho da diretora Courtney Hunt, apenas seu segundo longa (o primeiro, de 2008, é o drama "Frozen River").

Com dois filmes muito bons hoje em cartaz no Brasil, "Versões de um Crime" e "John Wick - Um Novo Dia para Matar", daqui a pouco Keanu Reeves vai acabar trocando a carteirinha de canastrão por uma de ator de verdade.

VERSÕES DE UM CRIME (THE WHOLE TRUTH)
DIREÇÃO Courtney Hunt
ELENCO Keanu Reeves, Renée Zellwegger, Jim Belushi
PRODUÇÃO EUA, 2016, 14 anos
QUANDO: Em cartaz


Endereço da página:

Links no texto: