Folha de S. Paulo


crítica

Série 'The Americans' volta mais sombria na quinta temporada

FX/Divulgação
Matthew Rhys e Keri Russell interpretam Philip e Elizabeth Jennings na serie
Matthew Rhys e Keri Russell interpretam Philip e Elizabeth Jennings na serie "The Americans"

A quinta temporada de "The Americans", que estreia no Brasil na virada desta terça (7) para quarta, volta cerebral. Os primeiros dois episódios da série da Fox são mais soturnos e menos de ação do que o usual.

No ar desde 2013, a produção conta a história de dois russos que vivem em um subúrbio de Washington, DC, e trabalham como espiões da KGB, nos anos 1980, auge da Guerra Fria. A mulher é interpretada por Keri Russell e o marido, pelo ator inglês Matthew Rhys.

Eles se passam por um casal americano, dono de uma agência de viagens, com dois filhos. Mas de fato são um dupla de trabalho da então agência de espionagem soviética, que não deveria ter laços pessoais.

No meio do caminho, porém, eles se apaixonam e, apesar de não viver como um casal monogâmico (afinal, muitos dos caminhos da espionagem passam pela sedução), começam a querer uma vida um pouco mais normal e que os filhos tenham uma experiência típica de classe média americana.

A KGB, no entanto, tem outros planos e vê uma potencial futura espiã na filha mais velha, Paige (Holly Taylor), uma adolescente que descobre a identidade secreta dos pais. O pai, Phillip, é contra a ideia, mas a mãe, Elizabeth, acha que o caminho é natural.

Nesta temporada, Paige toma o centro da trama. Arruma um namorado-problema, Mathew (Danny Flaherty), filho do agente do FBI Stan Beeman (Noah Emmerich), vizinho da família. O pai do garoto está satisfeito com a escolha do filho; os pais da garota, em pânico.

Stan investiga exatamente espiões soviéticos infiltrados nos EUA e está cada vez mais perto de descobrir que Elizabeth e Phillip são o casal que ele procura. Enquanto não sabe de nada, é o melhor amigo de Phillip, com quem joga squash e toma cerveja.

Nos primeiros episódios da nova temporada, Elizabeth decide ensinar à filha alguns truques de autodefesa, já que sente que ela está correndo cada vez mais riscos. Paige é pega de surpresa com os ataques da mãe, mas logo entende que aquilo pode ser útil.

No final da temporada anterior, ela viu Elizabeth matar um homem que tentava assaltá-las com um golpe certeiro que lhe quebrou o pescoço. Ficou mais assustada com a reação materna do que com a tentativa de roubo.

Dessa vez, Phillip e Elizabeth precisam desvendar como ter acesso ao vírus letal que um cientista desenvolveu na temporada anterior e que foi enterrado junto com o autor do projeto. A longa cena em que eles cavam um buraco em busca do corpo, quase sem diálogos, é o ponto alto destes novos capítulos.

O casal também está tentando se aproximar de uma família de russos que posa como pais adotivos de um garoto vietnamita, na verdade um espião-mirim da KGB.

Mas até agora nada de grandes cenas de ação ou sedução, numa das séries mais interessantes da atualidade exatamente por ter muito das duas coisas. A ver o que vem por aí.

*

"The Americans"
QUANDO estreia na quarta (8), à 1h, no Fox Action (com reprises),


Endereço da página: