Folha de S. Paulo


Após 'Big Little Lies', mais livros de Liane Moriarty devem chegar às telas

HBO/Divulgação
Shailene Woodley (Jane), Reese Witherspoon (Madeline) e Nicole Kidman (Celeste) em cena de
Shailene Woodley (Jane), Reese Witherspoon (Madeline) e Nicole Kidman (Celeste) em cena de "Big Little Lies"

Não é tão comum uma série chegar à TV com um elenco recheado de atrizes de peso de Hollywood como foi o caso de "Big Little Lies", que tem no elenco as vencedoras do Oscar Nicole Kidman e Reese Witherspoon, além de Shailene Woodley, em alta pela saga "Divergente", e Alexander Skarsgård.

A atração, uma das apostas da HBO para 2017, estreou quase simultaneamente a outros pesos-pesados do canal, como "Girls" e "Last Week Tonight", de John Oliver.

Outra alavanca para a história que esmiúça os podres da vida de casais aparentemente perfeitos é Liane Moriarty. Sucesso de vendas principalmente nos EUA, a australiana é autora do livro homônimo que rendeu a série, adaptada em oito capítulos. No Brasil, o livro foi traduzido pela Intrínseca como "Pequenas Grandes Mentiras" (R$ 49,90, 400 págs.).

Segundo o jornal britânico "The Guardian", ela vendeu seis milhões de cópias de suas obras em todo o mundo, embora o reconhecimento em seu país natal só tenha vindo depois da fama que conquistou nos EUA.

A primeira a sondá-la para filmar seus livros foi a também australiana Nicole Kidman (a atriz tem dupla cidadania). "Minha agente disse que Nicole estava em Sydney e queria tomar um café comigo para falar da possibilidade de adaptar o livro. No começo, havia a ideia de fazer um filme, mas depois ficou como uma série", afirma.

As negociações evoluíram, e a atração foi para a HBO. Acabou filmada na Califórnia, nos oeste dos EUA, embora a trama original se passe em uma fictícia cidade no litoral australiano.

"No fim, [a diferença] é o sotaque", avalia Moriarty, comparando os dois locais. "Não acho que a série ter sido gravada nos EUA afete muito. O visual é muito parecido com o que eu imaginava e, viajando pelo mundo, vi muita gente dizendo que a história poderia ter acontecido na realidade delas", diz.

Sobre as diferenças entre palavra escrita e imagem, a autora considera que algumas vezes é mais fácil mostrar com uma filmagem o que os personagens estão sentindo, o que nos livros poderia levar páginas e páginas.

Mas, na série, as personagens precisam falar em voz alta o que estão pensando. Não há os monólogos internos do romance.

Por causa da distância entre EUA e Austrália, Liane não acompanhou de perto as gravações, mas disse ter ficado muito satisfeita com o resultado da adaptação.

"Nicole também é australiana e tem casa em Sydney, então pudemos nos ver e conversar sobre o papel dela. Com Reese, não me encontrei muito, mas quando eu visitei o set, ela foi adorável. Foi uma escolha perfeita para o papel de Madeline."

ADAPTAÇÕES

Enquanto a trama começa a engrenar na TV -neste domingo (5) vai ao ar o terceiro episódio-, Liane está em casa novamente e com a rotina corrida: começou a escrever outro livro e se prepara para ver outros três de seus romances irem para as telas.

"'As Lembranças de Alice' teve o script finalizado, e Jennifer Aniston está ligada ao projeto. Há uma possibilidade de ela interpretar Alice, que eu espero que aconteça", diz a autora.

"'O Segredo do Meu Marido' também está quase pronto. Estão definindo quem vai protagonizar o filme. Também há conversas para 'Truly Madly Guilty', que é meu livro mais recente, novamente seja feito pela produtora de Nicole Kidman. Mas essa é uma história bem pequena, então definitivamente não será uma série."

NA TV
"Big Little Lies"
QUANDO Domingos, 23h, na HBO

Jeff Kravitz/FilmMagic/Divulgação
at the TCL Chinese Theater on February 7, 2017 in Hollywood, California. (Photo by Jeff Kravitz/FilmMagic) ORG XMIT: 1000001633 ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Liane Moriarty, autora de "Big Little Lies", ao lado de Reese Witherspoon, no tapete vermelho da série

Endereço da página: