Folha de S. Paulo


Inspirado no clássico 'Walden', game desafia jogador a ficar em paz

Não poderia ser mais diferente de "Grand Theft Auto".

O clássico literário "Walden", de Henry David Thoreau, inspirou aquele que a "Smithsonian Magazine" está descrevendo como o videogame mais improvável do mundo: "Walden, a Game".

Em lugar de propor experiências instigantes envolvendo roubos, violência e muitos palavrões, o novo videogame, baseado no retiro de Thoreau no Massachusetts do século 19, vai incentivar os jogadores a colher pontas de flecha, pescar em um lago tranquilo, comprar doces de um vintém e talvez até fazer anotações em um diário, enquanto ouvem as meditações do autor sobre a natureza.

O game procura "uma espécie de paz em sua essência", segundo sua principal criadora, Tracy J. Fullerton, diretora fundadora do Laboratório de Inovação de Games da Escola de Artes Cinematográficas da Universidade do Sul da Califórnia.

Trailer oficial do game "Walden"

O jogo leva seis horas, começa no verão e termina um ano mais tarde. Propõe aos jogadores tarefas como construir uma cabana, plantar feijão ou conversar (virtualmente) com Ralph Waldo Emerson.

Caso você não reserve tempo suficiente para a contemplação ou caso trabalhe demais, o game avisa: "Sua inspiração se enfraqueceu, mas pode ser recuperada com leituras, ouvindo sons de vida à distância, desfrutando da solidão e interagindo com visitantes animais e humanos".

Se o jogador não prestar atenção ao aviso, as cores vibrantes se desvanecem e o pano de fundo musical some.

"O game apresenta Thoreau e 'Walden' a um público completamente novo", comentou Kathi Anderson, diretora executiva do Projeto Walden Woods, no Estado de Massachusetts.

"São pessoas interessadas em games interativos. Talvez não sejam o mesmo tipo de pessoa que se sentaria para ler o livro de Thoreau."

Para criar o game, Fullerton consultou a organização de Anderson e a Biblioteca Huntington, em Los Angeles.

Será que Thoreau teria aprovado? A julgar pelo seguinte trecho, ele rejeitava novas tecnologias:

"Nossas invenções costumam ser brinquedos bonitos que desviam nossa atenção das coisas sérias. Não passam de meios melhorados para alcançar um fim não melhorado, um fim ao qual já era muito fácil chegar –assim como ferrovias conduzem a Boston ou Nova York. Estamos com muita pressa de construir um telégrafo magnético entre o Maine e o Texas, mas é possível que o Maine e o Texas não tenham nada de importante para comunicar."

Mas ele também era inventor. E Anderson disse que o game (a ser lançado em julho deste ano, para marcar o bicentenário do nascimento de Thoreau) "reforça nosso vínculo com o mundo natural".

"O usuário do game vivencia Thoreau percorrendo o bosque de Walden", ela disse. "Ele vive toda a essência da natureza com que ele se depara."


Tradução de CLARA ALLAIN


Endereço da página: