Folha de S. Paulo


Crítica

'A Lei da Noite' é um filme que confunde excesso com grandeza

Em "A Lei da Noite", Joe Coughlin (Ben Affleck) é um soldado que vira ladrão que vira contrabandista que vira gângster que tenta virar um homem de negócios dentro da lei, nos EUA dos anos 1920.

Ao longo de dez anos, ele terá como inimigos, sucessiva ou simultaneamente, a polícia de Boston, a máfia irlandesa, a máfia italiana, a Ku Klux Kan, uma pastora evangélica (Elle Fanning) e um xerife da Flórida, entre outros.

Nesse meio tempo, Joe encontrará tempo para viver uma grande paixão com a amante de um gângster irlandês (Sienna Miller) e outra com a irmã de um contrabandista cubano (Zoë Saldaña).

Divulgação
A lei da noite [Live by Night, Estados Unidos, 2016], de Ben Affleck (Warner). Gênero: policial. Elenco: Ben Affleck ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Ben Affleck interpreta o soldado/ladrão/gângster Joe Coughlin

Além de protagonizar o filme, Affleck é também seu roteirista, diretor e produtor.

Ao transpor para o cinema as 480 páginas de "Os Filhos da Noite" (2012), do americano Dennis Lehane, Affleck poderia ter escolhido algumas das tramas (e uma ou outra função atrás das câmeras). Optou por todas –o que, de certa forma, significa optar por nenhuma.

"A Lei da Noite" é um filme que confunde excesso com grandeza. Com menos ambição e mais foco, poderia ser um eficaz noir moderno –como "Medo da Verdade" (2007), que Affleck também adaptou de uma obra de Lehane.

Mas, com exceção de uma ou outra cena cômica, Affleck preferiu adotar um tom solene para sua história de gângster. Quis fazer um filme próximo à trilogia do "Poderoso Chefão".

Mas o resultado lembra mais "A Cidade Perdida" (2005), de Andy García, que também resvala em uma caricatura desse gênero.

O motivo é óbvio: Affleck não é Francis Ford Coppola. O Oscar de melhor filme ganho por "Argo" quatro anos atrás pode ter dado a alguns a impressão de que ele era um cineasta promissor.

Talvez pelo tamanho das suas pretensões, "A Lei da Noite" acaba revelando suas limitações como roteirista e diretor (as de ator já eram conhecidas). Quando não assume abertamente os clichês, Affleck costuma fazer opções estéticas quase sempre convencionais, rotineiras.

Como o Michael Corleone (Al Pacino) de "O Poderoso Chefão", Joe Coughlin é um criminoso com escrúpulos, mas se vê enredado em uma escalada de violência da qual não consegue escapar.

Nas entrelinhas da trama, percebe-se o potencial para um comentário social sobre uma América em que o poder do crime, da política e da religião se confundem.

Mas essa ideia –que poderia dar ao filme uma involuntária atualidade na era Trump– se dilui em uma narrativa dispersa e prolixa.

A LEI DA NOITE (LIVE BY NIGHT)
DIREÇÃO Ben Affleck
ELENCO Ben Affleck, Elle Fanning, Brendan Gleeson
PRODUÇÃO EUA, 2016, 14 anos
QUANDO: estreia nesta quinta (23)


Endereço da página: