Folha de S. Paulo


Ator coadjuvante: Categoria dá chance a bons filmes ofuscados por musical

Caso "La La Land" acabe confirmando as expectativas e leve os prêmios principais da noite, –incluindo filme, diretor e atriz–, é na categoria de ator coadjuvante que estão as esperanças de dois dos melhores longas na disputa, "Moonlight" e "A Qualquer Custo". Esnobado, "Animais Noturnos" também tem em Michael Shannon sua única chance de não sair do Oscar de mãos abanando.

Divulgação
Lion - Uma jornada para casa [Lion, Estados Unidos, Australia, Reino Unido, 2015], de Garth Davis (Diamond Films). Gênero: drama. Elenco: Rooney Mara, Nicole Kidman, Dev Patel. ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Em 'Lion', o ator Dev Patel vive um jovem que busca a família biológica na Índia

Dev Patel, por "Lion - Uma Jornada Para Casa"
O ator londrino estreou na série adolescente britânica "Skins", em 2007. A ascendência indiana o transformou na escolha natural de Hollywood para personagens com essa mesma origem, como o protagonista de "Quem Quer Ser um Milionário" -filme, aliás, que não sai da cabeça de quem se aventura em "Lion". Aqui, em sua primeira indicação ao Oscar, o ator de 26 anos se rende às convenções do melodrama rasteiro como o jovem que busca a família biológica na Índia.

*

Divulgação
A qualquer custo [Hell or High Water, Estados Unidos, 2015], de David Mackenzie (California Filmes). Gênero: drama. Elenco: Chris Pine, Ben Foster, Jeff Bridges. Classificação: verifique em www.justica.gov.br/seus-direitos/classificacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Jeff Bridges em cena de 'A Qualquer Custo', filme que concorre ao Oscar em quatro categorias

Jeff Bridges, por "A Qualquer Custo"
Sete vezes indicado ao Oscar, o californiano de 67 anos começou interpretando jovens idealistas e foi melhorando como vinho. É caso raro de um ator que chegou ao auge a partir dos 50 anos, depois de ter atuado no cult "O Grande Lebowski", dos irmãos Coen. Vivendo o desbocado caubói moderno de "A Qualquer Custo", Bridges está à vontade no papel que melhor cabe a ele: o de americano branco e interiorano, tipo que já lhe rendeu um Oscar pelo cantor country de "Coração Louco".

*

Divulgação
This image released by Roadside Attractions and Amazon Studios shows Lucas Hedges in a scene from
Lucas Hedges vive um garoto que desperta o instinto paternal do tio em 'Manchester à Beira-Mar'

Lucas Hedges, por "Manchester à Beira-Mar"
Aos 20 anos, o ator já construiu carreira de respeito no circuito mais autoral, acumulando participações em filmes de Wes Anderson ("Moonrise Kingdom" e "O Grande Hotel Budapeste"), Terry Gilliam ("Teorema Zero") e Jason Reitman ("Reféns da Paixão"). Em "Manchester à Beira-Mar", faz o sobrinho perspicaz que desperta instintos de paternidade no personagem de Casey Affleck. Hedges ainda não dá mostras de que vai deixar o cinema indie: está escalado para "Lady Bird", novo longa de Greta Gerwig.

*

Divulgação
Moonlight - Sob a luz do luar [Moonlight, Estados Unidos, 2016], de Barry Jenkins (Diamond Films). Gênero: drama. Elenco: Mahershala Ali, Naomi Harris, Janelle Monae ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Mahershala Ali é um dos favoritos por seu papel como o traficante Juan, em 'Moonlight'

Mahershala Ali, por "Moonlight - Sob a Luz do Luar"
O provável vencedor da estatueta na categoria mantém um pé no cinema e outro na TV, na qual talvez seja mais famoso pelo lobista alçado à equipe presidencial Remy Danton, de "House of Cards". O ator de 43 anos concorre pela primeira vez ao Oscar pelo afetuoso traficante Juan, a tortuosa referência paterna do protagonista de "Moonlight" no primeiro terço do filme. O papel será o ingresso definitivo de Mahershalalhashbaz Gilmore (Mahershala é o apelido) ao primeiro escalão do cinema.

*

Divulgação
Michael Shannon em cena de 'Animais Noturnos
Michael Shannon como o xerife Bobby Andes em cena de 'Animais Noturnos'

Michael Shannon, por "Animais Noturnos"
Shannon, 42, começou no cinema fazendo pontas em longas do produtor blockbuster Jerry Bruckheimer: "Pearl Harbor", "Canguru Jack" e "Bad Boys 2". Mas fincou um pé no indie: virou ator-fetiche de Jeff Nichols (com quem fez "O Abrigo" e "Destino Especial"). Seu xerife durão de "Animais Noturnos" e as escolhas de papéis que tem privilegiado (a do americano interiorano) o colocam bem próximo de seu competidor Jeff Bridges.

-

Veja a lista das outras categorias comentadas por profissionais, críticos e colaboradores da Folha.

Melhor filme, por Inácio Araujo
Melhor diretor, por Sergio Alpendre
Melhor filme estrangeiro, por Cássio Starling Carlos
Melhor animação, por Sandro Macedo
Melhor documentário, por Aline Pellegrini
Melhor documentário de curta-metragem, por Lívia Sampaio
Melhor roteiro original, por Francesca Angiolillo
Melhor roteiro adaptado, por Francesca Angiolillo
Melhor ator, por Guilherme Genestreti
Melhor atriz, por Teté Ribeiro
Melhor atriz coadjuvante, por Teté Ribeiro
Melhor fotografia, por Daigo Oliva
Melhor montagem, por Matheus Magenta
Melhor direção de arte, por Guilherme Genestreti
Melhor trilha sonora, por Alex Kidd
Melhor canção original, por Giuliana Vallone
Melhor figurino, por Pedro Diniz
Melhor maquiagem e penteado, por Anna Virginia Balloussier


Endereço da página:

Links no texto: