Folha de S. Paulo


Facebook e Apple avançam sobre a televisão com aposta em conteúdo

"O objetivo é que, quando as pessoas quiserem acompanhar seu programa favorito, acompanhar o conteúdo a que assistem em episódios semana a semana, elas possam vir ao Facebook e ir para um lugar que vai mostrar isso."

É Mark Zuckerberg, presidente do Facebook, apresentando há duas semanas os resultados da empresa em 2016, para investidores, e apontando a estratégia para dominar também a televisão –e a publicidade que ela gera.

Na noite de terça (14), fez o seu primeiro movimento: anunciou um aplicativo para assistir a vídeo em aparelhos de TV. O app sai inicialmente para os adaptadores Apple TV e Amazon Fire TV e para as smarTVs da Samsung.

Iustração André Stefanini
André Stefanini é um dos vencedores do 5º Concursode Ilustração da Folha,tendo obtido terceiro lugarna categoria Ilustração
Ilustração de André Stefanini, um dos vencedores do 5º Concurso de Ilustração da Folha

Chegará "logo", em algumas semanas, às respectivas lojas de aplicativos. E tem "mais plataformas a caminho", ou seja, outras marcas de adaptadores e smarTVs e consoles de videogame.

Zuckerberg não está entrando na tela maior, do televisor, só para mostrar vídeos curtos e GIFs que congestionam o "feed" no celular. Quer programação regular, séries de sucesso das TVs aberta e paga, "em episódios".

"Muitos dos melhores conteúdos episódicos são criados profissionalmente", afirmou ele aos investidores, "e esses caras precisam receber uma boa quantidade de dinheiro de maneira a poder sustentar seu modelo de negócios."

O Facebook já negocia com grandes estúdios, em princípio oferecendo a divisão da receita com publicidade. Mas também vem fechando negócios de licenciamento, ou seja, adquirindo direitos.

Na segunda (13), a rede social assinou com a Univision um contrato para apresentar ao vivo, para o público americano, o campeonato mexicano de futebol. O primeiro dos 46 jogos será domingo (19).

E no sábado (11) havia enviado executivos para os encontros sobre licenciamento com as gravadoras que acontecem no entorno da entrega do Grammy. O alvo, no caso, são os vídeos musicais.

Também vem contratando profissionais de produção como Mina Lefevre, na semana passada. Ela era vice-presidente da MTV e vai trabalhar no desenvolvimento de programação original, por aquisição ou financiamento.

CORRIDA

Lefevre escreveu no próprio Facebook que sempre quis "construir alguma coisa, e a ideia de fazer parte da equipe que está erguendo o ecossistema de conteúdo do Facebook é um sonho".

Em seu conselho de administração, que estabelece estratégias, Zuckerberg tem um nome ainda mais estelar, o presidente da Netflix, Reed Hastings –o que começa a levantar questionamentos sobre ética concorrencial.

A TV que o Facebook está montando não prevê receita com assinaturas, como faz a Netflix, e sim publicidade, o que evita a concorrência direta com a gigante de TV por demanda e atinge mais os canais de TV aberta e paga.

Com o novo aplicativo, o Facebook, que afirmou há três meses estar no limite de sua capacidade de veicular publicidade no "feed", quer entrar no mercado publicitário da TV americana, avaliado em US$ 70 bilhões.

A disputa pela carcaça da TV atrai outros gigantes de tecnologia. Também falando a investidores, o presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que vai agora priorizar conteúdo de TV, na busca de novas fontes de receita.

"Colocamos o pé na água fazendo algum conteúdo original, estamos aprendendo e avançaremos a partir daí", disse. "Creio que as mudanças na indústria de mídia vão se acelerar com os pacotes de cabo começando a quebrar."

Para Cook, a TV paga está perdendo o controle da distribuição. Dias depois, a Apple reforçou sua equipe para licenciamentos e programas originais com um executivo de TV tirado da Amazon.

Correndo por fora, no final do ano o Spotify chamou para seu conselho o diretor de conteúdo da Netflix, Ted Sarandos, visando melhorar sua estratégia de TV. E o Snapchat passou a privilegiar licenciamento de conteúdo das produtoras, abrindo concorrência direta com o modelo usado pela TV.


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