Folha de S. Paulo


Mostra Prata da Casa traz repescagem com os melhores shows de 2016

O projeto Prata da Casa põe em campo sua seleção de ouro em uma repescagem, realizada a partir desta terça (14), com os dez melhores shows da temporada de 2016.

Até sábado (18), apresentam-se bandas como a veterana Carne Doce, expoente da cena roqueira goiana, e The Outs, que integra o line-up do Lollapalooza deste ano.

Cada noite mesclará duas atrações, buscando a aproximação ou a complementaridade entre elas, explica o curador Ricardo Alexandre.

Ele exemplifica citando a junção de The Outs, "banda de rock anglófona pra caramba", e Ingles, "um MC da novíssima geração do hip-hop do interior de São Paulo".

"É óbvio que existe uma brincadeira com a questão da língua [inglesa], mas musicalmente tem pouca similaridade", explica Alexandre, que apresenta o programa "Ouve Essa", na rádio 89 FM. "A ideia foi brincar assim".

Ele também destaca a junção de Laya e Duda Brack, cantoras que fazem música brasileira com os dois pés no rock e sob o viés feminino.

A primeira, conhecida por seu trabalho à frente da banda O Jardim das Horas, lançou em 2016 o álbum solo autointitulado. Já a gaúcha Duda Brack mostra seu disco de estreia, "É", de 2015, "um grito de liberdade", segundo ela.

"É acolhedor pro artista novo que não tem muito escopo ocupar [o Sesc Pompeia]. Estar no palco é um exercício da minha essência", diz Brack.

A programação dedicada a artistas revelações é uma espécie de menina dos olhos do Sesc Pompeia, para onde levou cerca de 15 mil ouvintes em 27 shows em 2016.

Para Alexandre, o projeto comprova que a música que se faz hoje em dia é tão boa, "se não for melhor", do que a de qualquer período. "O nível desses artistas novos nunca foi tão alto, a grande diferença é que não nos debruçamos mais com os mesmos ouvidos de antes", diz.

Para ele, faltam situações nas quais as pessoas possam experienciar música com calma. "[O projeto] exerce um papel que nos anos 1980 as danceterias faziam, as pessoas iam se surpreender com artistas desconhecidos."

*

LINE-UP

TERÇA, DIA 14
Carne Doce (GO)
Ventre (RJ)

QUARTA, DIA 15
Laya (CE)
Duda Brack (RS)

QUINTA, DIA 16
Two Wolves (GO)
E a Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante (SP)

SEXTA, DIA 17
Ingles (SP)
The Outs (RJ)

SÁBADO, DIA 18
Barro (PE)
Güido (SP)

*

MOSTRA PRATA DA CASA
QUANDO De ter. (14) a sáb. (18), às 21h
ONDE Sesc Pompeia, r. Clélia, 93, tel. (11) 3871-7700
QUANTO De R$ 6 a R$ 20, em sescsp.org.br


Endereço da página:

Links no texto: