Folha de S. Paulo


Com hits políticos, Andrew Tosh presta tributo ao pai, Peter Tosh, na quinta

Andrew Tosh era um jovem jamaicano de 20 anos quando fez uma de suas primeiras performances como cantor. Era o funeral de seu pai, o lendário pioneiro do reggae Peter Tosh, assassinado dias antes em sua própria casa.

Trinta anos depois, Andrew retorna ao Brasil com a turnê Legalize, "para novamente homenagear o pai". "Ele foi uma pessoa importante e deve ser apresentado para as novas gerações", diz.

Peter foi um dos fundadores da banda The Wailers, que também lançou à fama ninguém menos que Bob Marley.

Divulgação
Andrew Tosh, que faz show nesta quinta-feira, no Cine Joia
Andrew Tosh, que faz show nesta quinta-feira, no Cine Joia

Enquanto o parceiro se destacava como principal vocalista e rosto da banda, Tosh ganhava o título de mais politizado do grupo. Em uma comparação rasa, Marley era McCartney e Tosh, Lennon.

Foi com "Legalize It" que Peter Tosh saiu em carreira solo, nos anos 1970, militando contra a proibição da maconha, um debate ainda em curso no Brasil.

Andrew se arrisca a dizer que, por aqui, parecem não querer abrir mão do lucro com a venda ilegal. Ele acredita que o debate "está avançando e que já é hora de o Brasil se libertar disso".

O álbum pelo qual Peter ficou conhecido empresta o nome à turnê do show que o filho realiza nesta quinta (9), em São Paulo –a obra também foi alvo de uma releitura da cantora brasileira Anelis Assumpção, em 2015.

O repertório do show, no entanto, não se restringe ao álbum. Andrew antecipa que irá entoar sucessos do pai, como "Equal Rights" e "Downpressor Man", ambas do segundo disco de Tosh.

Para ele, o teor político das canções do pai ganhou uma importância ainda maior com o tempo. "Elas são mais atuais agora, porque o que está acontecendo, ele previu naquela época", diz.

Ele exemplifica citando Donald Trump e "suas bobagens políticas" em contraponto às composições de Tosh que pregam de liberdade religiosa ("I Am What I Am") a igualdade racial ("Arise Black Man").

Na quinta, Andrew será ladeado pelos integrantes da Word Sound & Power, banda com que Tosh tocou após sua saída da The Wailers.

*

ANDREW TOSH
QUANDO qui. (9), às 22h (abertura da casa às 20h30), 18 anos
ONDE Cine Joia, praça Carlos Gomes, 82, tel. (11) 3101-1305
QUANTO R$ 120 a R$ 140 (2º lote) na bilheteria ou em livepass.com.br/event/andrew-tosh


Endereço da página: