Folha de S. Paulo


crítica

'O Chamado 3' não mantém mesma qualidade do filme original

"O Chamado 3", assim como os dois primeiros episódios da franquia nipo-americana de terror, é sobre um filmeco de dois minutos que mata, dentro de sete dias, quem o assistir. É uma pena que o longa-metragem não ofereça o mesmo fim piedoso a quem aguentar seus 102 minutos de puro engodo.

O filme começa como sempre: alguém que viu o curta-metragem morre de maneira sem pé nem cabeça e passa a maldição em VHS adiante. Só que a próxima vítima é um professor universitário que envolve seus alunos num experimento para tentar tapear Samara, a menina do capeta que assombra o videotape.

Divulgação
Bonnie Morgan as Samara in RINGS by Paramount Pictures O chamado 3 [Rings, Estados Unidos, 2015], de F. Javier Gutiérrez (Paramount Pictures). Gênero: horror. Elenco: Matilda Anna Ingrid Lutz, Aimee Teegarden, Johnny Galecki, Zach Roerig ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Samara mais uma vez persegue suas vítimas após sete dias em "O Chamado 3"

A ciência não demora a falhar e sobra para um dos alunos e sua namorada, que parece ser a queridinha de Samara, evitar um desastre.

O casal, anêmico com cara de dor e que parece saído do elenco de apoio de "Crepúsculo", vai apurar a biografia da infante assassina de cara cabeluda. Acabam numa cidadezinha, se metendo em confusões muito loucas da pesada num clima de azar completo e interagindo com personagens clichês como o padre misterioso e a dona de pousada mal assombrada.

Há efeitos visuais interessantes, mas também abuso absoluto das cenas misteriosas que condenam seu espectador à morte. A colagem de cenas perturbadoras em branco e preto, usado com parcimônia até aqui, agora fica numa eterna reprise e passa até no celular dos personagens.

Os executivos do cinema tentaram tirar leite da pedra que reveste o poço de onde sai a pequena alma penada que assombra os sonhos dos adolescentes. Mas o resultado, longe de ser apavorante como foi filme original japonês ou sua primeira releitura americana, é risível. Na falta de um fio de roteiro que sustente o suspense, dá-lhe gente saindo do nada gritando para assustar a plateia.

Ao sair de "O Chamado 3", que tem um dos piores finais da história do cinema comercial recente, o único chamado que dá vontade de fazer é para o Procon -e pedir de volta o dinheiro do ingresso.

*

O CHAMADO 3 (RINGS)
DIREÇÃO F. Javier Gutiérrez
ELENCO Johnny Galecki, Aimee Teegarden, Vincent D'Onofrio
PRODUÇÃO EUA, 2016, 14 anos
QUANDO: em cartaz


Endereço da página: