Folha de S. Paulo


Organização diz que vídeo de 'Quatro Vidas de um Cachorro' foi editado

Divulgação
Dennis Quaid em cena de
Dennis Quaid em cena de "Quatro Vidas de um Cachorro"

O CEO da instituição de defesa dos animais American Humane, Robin Ganzert, afirmou que o polêmico vídeo das filmagens de "Quatro Vidas de um Cachorro", que mostra um cão sendo forçado a entrar na água, "é enganoso e foi editado". A declaração foi publicada na edição da revista "Variety" de 25 de janeiro.

A organização foi responsável por garantir a segurança dos animais que participaram do filme. Criada em 1877, ela acompanha cerca de mil produções por ano, segundo informações de seu site oficial.

Segundo Ganzert, a instituição instaurou uma investigação independente logo depois de o vídeo ser divulgado. A conclusão foi que "as duas cenas da gravação foram feitas em momentos diferentes" e que "a produção interrompeu as filmagens após o cão mostrar sinais de estresse". "O animal não foi forçado a nadar na água contra a sua vontade", escreveu.

Ainda de acordo com o CEO, foram adotadas rigorosas medidas de segurança para proteger o cão durante a cena. "Cinco indivíduos, incluindo mergulhadores e cuidadores de animais, estavam presentes no set naquela hora para garantir a segurança do animal", explicou.

"Durante a última tomada, cuidadores imediatamente tiraram o animal da água e o colocaram em um lugar para ser aquecido. Lá, foi examinado por um veterinário, que não detectou sinais de estresse. Testemunhas disseram que ele, inclusive, queria voltar para a água depois", acrescentou.

Ganzert criticou ainda a organização Peta (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais), acusando-a de radicalismo por se opor à participação de animais em filmes.

Divulgado no site do TMZ no dia 18 de janeiro, o vídeo, gravado por um representante da American Humane, gerou uma onda de revolta pelo mundo.

A PETA, assim como outros grupos de ativistas por direitos dos animais, reagiu com uma campanha para que o filme fosse boicotado.

O diretor do filme, Lasse Hallström, o produtor Gavin Polone e vários membros do elenco atribuíram a maior parte da culpa à equipe da segunda unidade de produção do filme e argumentaram que o vídeo foi manipulado. A Universal Pictures chegou a cancelar a pré-estreia do filme em Los Angeles na tentativa de conter as reações negativas.

Apesar disso, "Quatro Vidas de um Cachorro" teve a segunda maior bilheteria em seu fim de semana de estreia nos Estados Unidos, arrecadando US$ 18,4 milhões.


Endereço da página:

Links no texto: