Folha de S. Paulo


Banda Sinfônica de SP será extinta; Jazz Sinfônica e Orthesp terão cortes

Diro Blasco - 8.mai.2016/Folhapress
 **EXCLUSIVO REVISTA S.PAULO** São Paulo, SP, Brasil; 08-05-2016: Maestro Marcos Sadao Shirakawa rege a Banda Sinfônica do estado de São Paulo no Auditório do Masp. Local: Auditório do Masp Endereço: Av. Paulista, 1578, Sao Paulo, SP - São Paulo, BRA - Brazil (Foto: Diro Blasco/Folhapress)
Maestro Marcos Sadao Shirakawa rege a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo no Auditório do Masp

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo será extinta, confirmou à Folha o maestro Marcos Sadao.

De acordo com ele, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo já teria repassado ao Instituto Pensarte, organização social responsável pela gestão do grupo, verba para concretizar as demissões, que podem "ocorrer a qualquer momento".

Segundo os músicos dos grupos, alguns integrantes das orquestras Jazz Sinfônica e do Theatro São Pedro (Orthesp) também serão demitidos, somando mais de cem cortes no total.

Sobre a situação da Jazz Sinfônica e da Orthesp, a OS diz não ter conhecimento das demissões e afirma que, se houver, "serão pontuais e definidas pelas direções artísticas durante as próximas semanas".

Como previa o aditamento de contrato com a organização social, assinado no fim do ano passado, a Banda Sinfônica deve realizar, em 2017, concertos patrocinados no interior do Estado com músicos contratados pontualmente para as ocasiões.

A Orthesp deve efetuar quatro concertos e uma ópera e a Jazz Sinfônica realizará cinco concertos na capital e quatro no interior do Estado.

Em nota, a Secretaria comunicou que a "Banda Sinfônica poderá ter suas atividades continuadas como meta condicionada", ou seja, cumprida mediante a captação de patrocínio e outras formas de contratação.

"A medida, necessária diante do quadro de recessão nacional, visou à preservação do orçamento destinado ao Projeto Guri, programa sociocultural que atende 53 mil crianças, em cerca de 300 municípios, com o ensino gratuito de música", afirmou a secretaria.

Os músicos planejam uma manifestação na av. Paulista no domingo (5) e uma audiência pública na Assembleia Legislativa na terça (7).

"Está difícil, mas vamos lutar até o fim. A Banda não pode interromper sua história dessa maneira, será uma perda muito grande para a nossa cultura", diz Sadao.

ENTENDA

A expectativa pelo desmonte da Banda Sinfônica mobiliza seus integrantes desde dezembro de 2016, quando foram avisados de um novo corte no orçamento dedicado à manutenção dos três grupos.

De acordo com um abaixo-assinado feito na época, a banda e as orquestras sofreram cortes de 20% da verba desde 2015. A redução já teria implicado, anteriormente, a demissão de ao menos 17 músicos da Banda Sinfônica do Estado, cinco músicos da Jazz Sinfônica, que também teria tido outras 12 vagas fechadas, além de profissionais das equipes de apoio.

No mesmo mês, após lobby da Banda Sinfônica, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, durante votação do orçamento de 2017 do governo Geraldo Alckmin (PSDB), uma emenda que garantiu o repasse adicional de R$ 5 milhões à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Como a Folha antecipou na época da aprovação, a secretaria não tinha a obrigação legal de repassar essa verba ao grupo, ainda que ela tenha sido conquistada em consequência da pressão dos músicos.

Segundo comunicou a Secretaria da Cultura, a verba foi contingenciada por meio de decreto publicado em 6 de janeiro deste ano.

O contrato do Pensarte vai até abril, e o governo fez uma convocação pública para contratar a organização social que substituirá o instituto. O documento, publicado no "Diário Oficial" do dia 25 de janeiro, pede para que os candidatos enviem propostas para os grupos do governo, como a Jazz Sinfônica e a Orthesp, mas a Banda Sinfônica não é citada na lista.

A banda também ficou de fora da comemoração do aniversário de São Paulo no início deste ano pela primeira vez em seus 27 anos de existência.


Endereço da página:

Links no texto: