Folha de S. Paulo


Candidatos ao Oscar de melhor figurino reciclam moda do passado

Há, mais uma vez, um cheiro de naftalina exalando da lista dos indicados ao Oscar de melhor figurino, reflexo da incapacidade da moda e do cinema de espantar o mofo do século 20. Entra ano, sai ano, ou a indústria recicla décadas passadas ou se debruça na memória afetiva de contos de fadas e fantasia descritos em livros.

Houve uma exceção no ano passado, quando venceu a originalidade do visual apocalíptico de "Mad Max: Estrada da Fúria", de George Miller. Mas 2017 premiará apenas a cópia mais bem confeccionada.

"La La Land", "Animais Fantásticos e Onde Habitam", "Florence: Quem É Essa Mulher?", "Jackie" e "Aliados" são típicos "copia e cola" e poderiam disputar "melhor figurino adaptado" caso houvesse essa categoria.

Looks dos anos 1920, 1940, 1950 e 1960 compõem a aura festeira dos filmes indicados, bons em retratar mulheres interessantes, mas que pecam ao esvaziar a elegância feminina na zona de conforto do glamour acéfalo.

*

LA LA LAND

Divulgação
Emma Stone em 'La La Land' e croqui original de seu figurino
Emma Stone em 'La La Land' e croqui original de seu figurino

Vira e mexe o retrô cinquentinha cisca nas passarelas. Pode voltar com força na esteira do sucesso de "La La Land", que recupera a melhor parte do visual dos anos 1950 e 1960 a partir de um inteligente jogo cromático da figurinista Mary Zophres. Cores puras e opostas –azul e amarelo e verde e vermelho– dominam as cenas de dança, fazendo par com a direção de arte, outra categoria das 14 para as quais o filme foi indicado. Os vestidos da protagonista Mia (Emma Stone) foram colhidos em brechós, na varejista sueca H&M e em marcas como a do estilista canadense Jason Wu.

*

ALIADOS

Divulgação
Croqui original do figurino de Marion Cotillard em 'Aliados' e a atriz no filme
Croqui original do figurino de Marion Cotillard em 'Aliados' e a atriz no filme

O mais glamoroso e o mais fiel à estética do seu tempo entre os indicados. "Aliados" convida o espectador para um passeio pelos armários dos filmes "noir". A história de dois espiões em meio à Segunda Guerra é embalsamada em cetim, seda, ternos e vestidos de festa bem cortados. É fácil gostar do guarda-roupa da figurinista Joanna Johnston, o mais fashionista dos cinco indicados. As cenas em que Max (Brad Pitt) e Marianne (Marion Cotillard) passeiam por Marrocos –filmado nas Ilhas Canárias, na Espanha– estão mais para desfile de moda do que história de espionagem.

*

FLORENCE

Divulgação
Croqui de Florence Jenkins e Meryl Streep como a personagem no filme
Croqui de Florence Jenkins e Meryl Streep como a personagem no filme

A voz extravagante da personagem-título de "Florence: Quem É Essa Mulher?" combina com o visual estapafúrdio construído pela figurinista Consolata Boyle. Sobram penas, brilhos e panos nobres no guarda-roupa da socialite milionária que, nos anos 1940, decidiu ser cantora lírica, atormentando os ouvidos e os olhos da sociedade nova-iorquina com a falta de bom senso. À alta-costura descombinada foi adicionado um tempero exótico que é resultado da colaboração de Boyle com a intérprete de Florence, a atriz Meryl Streep.

*

JACKIE

Divulgação
Natalie Portman em 'Jackie' e croqui criado para a primeira-dama
Natalie Portman em 'Jackie' e croqui criado para a primeira-dama

Um dos favoritos à estatueta, "Jackie" reverencia o estilo da ex-primeira dama Jacqueline Kennedy (1929-1994), uma das mulheres mais elegantes da história americana. Um possível prêmio para o guarda-roupa da figurinista Madeline Fontaine coroaria o trabalho do estilista francês Oleg Cassini e de grifes como Chanel e Christian Dior (favoritos da socialite), que tiveram criações dissecadas no longa. Réplicas dos botões do tailleur usado por ela no dia do assassinato do marido, o ex-presidente John F. Kennedy, em 1963, foram doadas pela Chanel para as filmagens.

*

ANIMAIS FANTÁSTICOS

Divulgação
Eddie Redmayne em 'Animais Fantásticos e Onde Habitam' e croqui de seu personagem
Eddie Redmayne em 'Animais Fantásticos e Onde Habitam' e croqui de seu personagem

Única figurinista oscarizada da lista deste ano, com três estatuetas nas costas, Colleen Atwood está confortável em sua 12ª indicação. O universo visual de "Animais Fantásticos e Onde Habitam" e seu estilo dos anos 1920 é parecido ao de "Chicago" (2002), que rendeu o primeiro prêmio da Academia à figurinista. Atwood, porém, concentra a tesoura na alfaiataria londrina da mesma década. Camadas de roupas tingidas de tons neutros contrastam com o visual mágico proposto pelo longa, "spin-off" da saga Harry Potter, de J.K. Rowling.


Endereço da página: