Folha de S. Paulo


Companhia das Letras anuncia seus novos editores

A Companhia das Letras já tem os nomes que vão substituir os editores Flavio Moura e André Conti, que deixam a empresa para abrir uma nova casa voltada à literatura.

Os dois contratados são o escritor Emilio Fraia e o antropólogo Ricardo Teperman, que eram autores da casa.

Fraia publicou por lá "O Verão de Chibo", com Vanessa Barbara, e a HQ "Campo em Branco", com DW Ribatski. Já foi editor da Cosac Naify.

Teperman publicou "Se Liga no Som". Ele foi editor da revista da Osesp e da "Novos Estudos", do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento.

Eduardo Knapp/Folhapress
Sao Paulo, SP, BRASIL, 10-10-2016: ESPECIAL ILUSTRADA. Retrato de Luiz Schwarcz, editor e diretor da Comapanhia das Letras (que faz 30 anos) na sede da editora no Itaim. (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress, ILUSTRADA).
O editor Luiz Schwarcz

Fraia deve se dedicar a projetos de ficção contemporânea, nacional e estrangeira, obras completas estrangeiras e quadrinhos. A ideia é que Teperman atue na não ficção.

Mas o presidente do Grupo Companhia das Letras, Luiz Schwarcz, diz que a divisão não é rígida. "A Companhia não tem essa fronteira tão forte. Todos atuam em todas as áreas. Ricardo deve fazer ficção também, embora seu forte sejam as ciências humanas."

Questionado se sabia há tempos sobre a saída de Moura e Conti, dada a velocidade na contratação dos substitutos, Schwarcz diz que a dupla já estava em seu radar. O editor afirma não ter receio de que autores queiram acompanhar os editores que deixam a casa.

"Pode ser que aconteça. Mas eles [os fundadores da nova editora] dizem que não é o objetivo deles."

Na última terça (21), Moura e Conti anunciaram seu desligamento da Companhia para fundar uma nova casa. A dupla se une em sociedade ao editor Leandro Sarmatz, à ex-agente Ana Paula Hisayama e ao ex-diretor comercial Marcelo Levy. Os três já foram funcionários da Companhia em diferentes momentos.

O grupo não revelou detalhes sobre a nova empresa. À Folha, Conti afirmou que há um "grupo de investidores" por trás da empreitada, sem dizer quem são eles.


Endereço da página:

Links no texto: