Folha de S. Paulo


Conheça os 15 vencedores do 5º Concurso de Ilustração da Folha

Ao longo de pouco mais de três semanas, período em que as inscrições ficaram abertas, o 5º Concurso de Ilustração da Folha recebeu trabalhos de 803 artistas.

Foram escolhidos três finalistas em cinco categorias: charge (desenho no qual o artista faz um comentário opinativo), cartum (uma piada atemporal ou observação gráfica, sem fronteiras geográficas), ilustração (na qual o traço e a forma são as grandes estrelas), caricatura (em que se deve reconhecer o personagem retratado) e tirinha (história geralmente em três quadrinhos).

Havia uma sexta categoria no concurso, a charge econômica, mas os trabalhos enviados foram poucos, e o júri optou por não escolher classificados nem premiar.

O júri também não apontou um grande vencedor, que, segundo o regulamento, se tornaria colaborador da Folha por três meses. Assim, todos os 15 finalistas estampados nestas páginas vão colaborar pelo menos uma vez com o jornal nesse período.

O júri foi formado por Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha, Thea Severino, editora de Imagem, Marcos Augusto Gonçalves, editor da "Ilustríssima", Ivan Finotti, editor de Cultura, e João Montanaro, chargista do jornal.

DE 7 A 86 ANOS

Os artistas participantes do concurso são de 212 municípios brasileiros, sendo a maioria de São Paulo —a cidade contou com 247 inscritos, seguida pelo Rio, com 55.

Se a charge econômica foi a categoria menos visada, com a ilustração ocorreu o oposto. Cerca de um terço dos desenhos foi enviado para essa divisão.

A maior parte dos inscritos (346 deles) tem entre 20 e 30 anos. O mais jovem a se inscrever tem 7 anos, e o mais velho, 86.


Endereço da página:

Links no texto: