Folha de S. Paulo


Compositor pode ser mais jovem a ganhar Emmy, Grammy, Oscar e Tony

Com sua indicação ao Oscar de melhor canção original, na terça-feira (24), Lin-Manuel Miranda está a um passo de um raro triunfo artístico: o EGOT.

Apenas 12 outros artistas obtiveram o título, que significa receber um Emmy, um Grammy, um Oscar e um Tony. (De acordo com a revista "Vanity Fair", o acrônimo foi cunhado nos anos 80 por Philip Michael Thomas, ator da série "Miami Vice", que não venceu nenhum dos prêmios. O termo voltou a ganhar popularidade na voz do personagem do comediante Tracy Morgan na série "30 Rock".)

A indicação de Miranda ao Oscar, sua primeira, é pela canção "How Far I'll Go", de "Moana - Um Mar de Aventuras". Ele vai concorrer contra duas canções de "La La Land", uma do filme "Trolls" e uma de "Jim: The James Foley Story".

Caso vença, Miranda fará companhia a artistas como Helen Hayes, Audrey Hepburn, Whoopi Goldberg, Mel Brooks e Mike Nichols. Os prêmios Tony vêm sendo um obstáculo para muitos dos potenciais ganhadores: Kate Winslet, Martin Scorsese, Randy Newman e, estranhamente, Julie Andrews até agora não conquistaram a maior honraria da Broadway.

Aos 37 anos, Miranda pode se tornar a pessoa mais jovem a conquistar os quatro prêmios.

Sara Krulwich/The New York Times
Lin-Manuel Miranda works at his computer while on break from rehearsal of the musical
Lin-Manuel Miranda, caracterizado como o protagonista de ''Hamilton', trabalha nos bastidores do musical

Sua canção, "How Far I'll Go" é um tributo à ambição e aventura, celebrando temas semelhantes aos de outra das canções de Justin Hurwitz indicadas ao Oscar, "Audition (The Fools Who Dream)", de "La La Land". A canção de Miranda foi adaptada para 44 idiomas, incluindo a versão cantada pela pop star canadense Alessia Cara na trilha sonora do filme.

Em declaração divulgada na terça-feira, Miranda agradeceu à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood e aos seus colaboradores no filme, e deu os parabéns a todos os indicados.

"Desde já dou os parabéns às crianças que assistirão à premiação deste ano, cantando suas canções favoritas e fazendo grandiosos shows particulares diante do espelho, usando a escova de cabelos ou de dentes como microfone", disse o artista. "Vocês serão os próximos."

Quando no fim do ano passado lhe perguntaram sobre a possibilidade de ganhar os quatro prêmios, ele respondeu dizendo que havia artistas brilhantes que jamais haviam conquistado prêmio algum.

"Há grandes obras de arte que não ganharam nada. E Vincent van Gogh morreu na penúria", ele disse. "Prêmios não são sinônimo de excelência."

"Mas são bacanas demais", disse o entrevistador, do site noticioso Gold Derby.

"São bacanas", respondeu Miranda.

Ele tem dois Grammys, um pela gravação da trilha de seu musical "In the Heights", encenado na Broadway em 2008, e outro por "Hamilton", seu maior hit. Miranda também venceu três prêmios Tony (e seus musicais obtiveram muitos outros troféus). Ele ganhou ainda um Emmy por ter composto a trilha da cerimônia do Tony em 2013.

Receber os quatro prêmios é, evidentemente, uma honra –aliás, receber um deles já é. Mas a ambição de fazê-lo se tornou alvo de zombaria memorável em "Dealbreakers Talk Show #001", episódio de "30 Rock" no qual Tracy Jordan, o personagem interpretado por Tracy Morgan, decide que sua maior ambição seria ganhar os quatro prêmios, o que o leva a transformar o acrônimo no verbo "EGOTar".

"Esse é um bom objetivo para uma pessoa talentosa e louca", diz Morgan.

Se vencer, Miranda será parte de um grupo ainda mais rarefeito: os artistas que ganharam o EGOT e também um prêmio Pulitzer. Os compositores Richard Rodgers e Marvin Hamlisch ganharam os cinco prêmios.

Miranda, além disso, também recebeu uma bolsa da Fundação MacArthur [conhecida como a "bolsa do gênio"].

*

Ouça a canção indicada no álbum da trilha sonora, na verão original de Alessia Cara e na brasileira, "Saber Quem Sou", na voz de Any Gabrielly :

Ouça no deezer

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página:

Links no texto: