Folha de S. Paulo


Escritora Maria Valéria Rezende ganha prêmio Casa de Las Américas

Eduardo Knapp/Folhapress
Sao Paulo, SP, Brasil, 03-12-2015 16h30: Retrato da freira e escritora, Sra Maria Valeria Rezende,73, em hotel no Ibirapuera. Com seu livro 40 DIAS, ela bateu escritores consagrados como Chico Buarque e Cristovao Tezza. Seu proximo livro, OUTROS CANTOS, sera lancado em Janeiro de 2016 (Foto Eduardo Knapp/Folhapress.ILUSTRADA). Cod do Fotografo: 0716
A escritora Maria Valéria Rezende em um hotel de São Paulo

A escritora paulista radicada na Paraíba Maria Valéria Rezende é a ganhadora do prêmio Casa de Las Américas, com seu romance "Outros Cantos" (Alfaguara), na categoria de literatura brasileira, anunciou o júri do troféu na noite desta quinta-feira (26).

O poeta Armando Freitas Filho recebeu menção honrosa na mesma categoria, por seu livro "Rol" (Companhia das Letras).

O jurados destacaram que o livro de Rezende "reflete sobre a substituição de valores éticos e humanos por uma sociedade consumista que sufoca manifestações populares e tradicionais"..

Outros Cantos
Maria Valéria Rezende
l
Comprar

"Noções arraigadas de um poder patriarcal, incorporadas pela comunidade, desafiam [a protagonista] e a fazem questionar seu papel de educadora. Sem dúvida, as dificuldades reafirmam o sentido de sua luta, apesar do rumo sombrio tomado pela política no Brasil", afirmou o júri, formado por Lúcia Bettencourt, Adriana Lisboa e Guiomar de Grammont.

A autora é freira da Congregação de Nossa Senhora e, para escrever o romance, usou sua experiência como alfabetizadora de adultos. Ela ganhou o Jabuti de livro do ano de ficção, em 2015, por "Quarenta Dias" (Alfaguara).


Endereço da página:

Links no texto: