Folha de S. Paulo


Espetáculo reúne três peças curtas sobre a temática da atração

Leo Chacra não os chama de esquetes ou cenas. São espetáculos inteiros, apesar de curtos, os três textos do dramaturgo e diretor que integram o projeto "Atração". "Sempre tive em mente que seriam peças, porque têm começo, meio e fim", diz ele.

Os textos até então inéditos, que somam pouco mais de uma hora, serão apresentados em sequência a partir deste sábado (28). Em comum, além da forma diminuta, o tema (a "atração" do título) e uma interpretação naturalista, focada na dramaturgia.

Em "Priscila", André (Acauã Sol) se apaixona pela personagem-título (Livia Prestes), mas ele é noivo da irmã dela. "Esconderijo" se passa durante a ditadura militar no país, quando Juliana (Káthia Calill) busca abrigo na casa de uma professora (Patrícia Rizzo), e elas descobrem ter um amor em comum.

Já em "Atração", que dá nome ao projeto, uma advogada (Fernanda Gonçalves) se apaixona pelo cliente (Marcelo Selingardi), suspeito de matar a namorada (Luisa Furtado).

As histórias transitam pela atração dos personagens, mas não buscam um desfecho romântico. Tangem a expectativa, as decepções e os conflitos dos relacionamentos.

Não têm exatamente relação entre si, mas, para Chacra, "uma peça influencia o que o espectador vai sentir em outra". Algo como o que acontece nas tramas de "Relatos Selvagens" (2014), filme do argentino Damián Szifron.

"Aos poucos, vimos como os textos têm muito mais coisa em comum do que imaginávamos", diz Livia Prestes, que além de atuar é produtora e diretora-assistente do espetáculo. "Todas as peças têm triângulos amorosos e personagens que se ligam."

Outro ponto em comum é o protagonismo feminino, "mulheres mais fortes do que os homens", afirma Chacra. "O fraco delas são os homens, é quando se apaixonam", continua Livia.

*

ATRAÇÃO
QUANDO sáb., às 21h, dom., às 19h; até 23/3
ONDE Viga Espaço Cênico, r. Capote Valente, 1.323, tel. (11) 3801-1843
QUANTO R$ 40
CLASSIFICAÇÃO 12 anos


Endereço da página:

Links no texto: