Folha de S. Paulo


SP Cia. de Dança completa nove anos ao som de 'Sampa' e 'Trem das Onze'

Wilian Aguiar/Divulgação
 SAO PAULO, SP, 2016 Cenas das coreografias da temporada de novembro desde ano da Companhia de Danca. Foto Wilian Aguiar ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
'Pivô', coreografia criada em 2016 por Fabiano Lima e que terá trechos encenados na quarta (25)

A três dias de completar nove anos, a São Paulo Cia. de Dança apresenta nesta quarta (25), aniversário da cidade, uma programação gratuita.

O grupo encena trechos de "Pivô" (2016), coreografia de Fabiano Lima que mescla basquete, hip-hop e a ópera "O Guarani", de Carlos Gomes, e "Grand Pas de Deux de Dom Quixote", versão da peça de Marius Petipa (1818-1910).

Os bailarinos ainda fazem um improviso com a música "Sampa" (Caetano Veloso), apresentam uma coreografia nova ao som de "São Paulo São Paulo" (Premeditando o Breque) e, com "Trem das Onze" (Adoniram Barbosa), chamam o público para dançar.

A trilha sonora tem execução da Camerata Erudita, que depois tocará outras canções. A ideia, diz Inês Bogéa, diretora artística da SPCD, é que haja um diálogo entre as diferentes linguagens.

A companhia, que nos seus nove anos de história mesclou criações clássicas e contemporâneas, também colocou há um mês na internet os vídeos da série "Figuras da Dança" —eles estão no site spcd.com.br/figuras_da_danca.php. Antes, as produções estavam disponíveis apenas em DVD ou em exibições na televisão.

Angel Vianna

Realizados desde 2008, os documentários revisitam a carreira de profissionais da área no Brasil. "Eles contam a história dança por quem a viveu", afirma a diretora.

A temporada 2017 do grupo, que começa em junho, terá o nome "Pássaro de Fogo", referência a "Pássaro de Fogo Pas de Deux", de Marco Goecke, que estará no repertório.

"É um símbolo de luz", diz Bogéa. "Encontramos [no nome] as transformações pelas quais o país está passando, as crises política e econômica."

"Primavera Fria", nova criação de Clébio Oliveira que integra a temporada, já terá pré-estreias em fevereiro. O programa deste ano ainda contará com o duo "14'20''", do tcheco Jirí Kylián.

*

SÃO PAULO CIA. DE DANÇA
QUANDO qua. (25), às 16h
ONDE Oficina Cultural Oswald de Andrade, r. Três Rios, 363, tel. (11) 3222-2662
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO livre


Endereço da página: