Folha de S. Paulo


Pinacoteca terá anexo dedicado a arte contemporânea no parque da Luz

Encerrando uma novela que se arrasta há pelo menos sete anos, a Pinacoteca acaba de conseguir a autorização de uso necessária para criar uma terceira sede, espaço que será dedicado à arte contemporânea.

Batizado Pina Contemporânea, o anexo do museu fica no parque da Luz a poucos metros da sede principal da instituição. O imóvel, que antes abrigava uma escola, estava vazio há três anos, mas só agora foi cedido à Secretaria de Estado da Cultura, responsável pela Pinacoteca.

Desde que Marcelo Araújo, hoje na presidência do Instituto Brasileiro de Museus, em Brasília, estava à frente da Pinacoteca, o museu planejava abrir um espaço para mostrar seu acervo de arte contemporânea, além de abrigar mostras temporárias, mas os planos foram sendo adiados, chegando a ser descartados.

Divulgação
Pina Contemporânea, futuro anexo da Pinacoteca, na Luz
Pina Contemporânea, futuro anexo da Pinacoteca, na Luz

Um concurso envolvendo 12 escritórios de arquitetura da cidade gerou uma série de propostas para o anexo, que ocuparia o antigo Liceu de Artes e Ofícios, mas tudo foi cancelado sem aviso prévio.

Depois do imbróglio e anos de incerteza, a Pina Contemporânea deve sair do papel em 2018, com um investimento de R$ 5 milhões para adequar o espaço da antiga escola, um edifício modernista desenhado pelo arquiteto Hélio Duarte e construído nos anos 1950.

O museu espera arrecadar esse valor junto à iniciativa privada, mas ainda não há um projeto arquitetônico nem uma previsão mais detalhada de como o espaço vai funcionar.

Tadeu Chiarelli, atual diretor da Pinacoteca, vai deixar o cargo em maio, quando será substituído por Jochen Volz, curador que deve se ocupar mais da gestão do anexo.

Mas o terreno já está preparado. Nos anos em que esteve à frente do museu, Chiarelli conseguiu reorganizar a coleção permanente, criando uma narrativa contínua da arte do país desde o século 19, acervo que está no segundo andar da sede da Luz, ao século 20, que ocupa duas novas alas no primeiro andar do prédio.

Volz então poderá se dedicar a levar a crescente coleção de arte contemporânea do museu, com trabalhos realizados de 2010 em diante, para o futuro anexo.


Endereço da página: