Folha de S. Paulo


Paul McCartney exige na Justiça direitos de 'Hey Jude' e outras canções

Eduardo Anizelli/Folhapress
SÃO PAULO, SP, 25.11.2014: O cantor Paul McCartney durante seu primeiro show da turnê
O cantor Paul McCartney em um show, em 2014

Paul McCartney quer "Hey Jude", "Yesterday" e "The Long and Winding Road" de volta. O músico entrou com um processo contra a Sony, em um tribunal de Nova York, para ter os direitos sobre canções clássicas dos Beatles, hoje propriedade da gravadora.

Os direitos comerciais de muitas das canções em parceria com John Lennon, quando compostas, acabaram ficando com uma série de gravadoras —até serem compradas, em 1985, por Michael Jackson, por US$ 47,5 milhões (R$ 152 milhões). Com a morte do artista, as canções acabaram indo para a Sony.

Os advogados do ex-Beatle argumentam que, segundo a lei de direitos autorais americana, os direitos de obras produzidas antes de 1978 devem retornar a seus criadores depois de 56 anos. As primeiras canções compostas por Paul e John completam essa idade em 2018. Depois disso, ainda de acordo com os advogados, uma série delas deveria retornar a Paul em um processo que acabaria em 2026.

Paul justifica o processo por supostamente não ter recebido nenhuma confirmação de que tais prazos serão cumpridos pela gravadora. Por isso, ele quer uma declaração perante a justiça garantindo o respeito ao prazo, porque teria tido seus contatos sobre o assunto ignorados pela Sony.

Os advogados do músico afirmam que executivos da Sony passaram a fazer referência um processo semelhante movido pela banda Duran Duran contra a gravadora, no ano passado, no qual os músicos foram derrotados.

De acordo com os representantes de Paul, a empresa passou a citar o caso da Duran Duran para dizer que o prazo de 56 anos também não se aplicaria às canções dos Beatles.

A gravadora disse ter "grande respeito" por Paul McCartney, mas se declarou "decepcionada" pelo processo, que considera "desnecessário e prematuro".


Endereço da página: