Folha de S. Paulo


CRÍTICA

'Os Penetras 2' chega perto de ser boa comédia

Em "Os Penetras 2: Quem Dá Mais?", de Andrucha Waddington, Beto (Eduardo Sterblitch) está num hospício pelo trauma de ter sido enganado pelo seu grande amigo Marco (Marcelo Adnet).

Lá ele recebe a notícia da morte de Marco. Ele então escapa para comparecer ao funeral e reencontra os velhos parceiros de vigarices, Laura (Mariana Ximenes) e Nelson (Stepan Nercessian).

Após acontecimentos burilados pelo acaso, os três armam um plano para depenar as finanças de um perigoso mafioso russo chamado Oleg (Mikhail Bronnikov).

Divulgação
Eduardo Sterblitch e Stepan Nercessian em cena de 'Os Penetras 2
Eduardo Sterblitch e Stepan Nercessian em cena de 'Os Penetras 2'

A eles se juntam o falso milionário Santiago (Danton Mello) e a também russa Svetlana (Elena Sopova), além do fantasma de Marco, que será para Beto, e só para ele, um conselheiro.

É bom deixar algo claro para evitar entendimentos enviesados. O problema do filme não está em ser uma comédia popular. Esse olhar tortuoso e condicionado para produções que visam a bilheteria pode levar a julgamentos precipitados.

As chanchadas da Atlântida eram comédias populares, algumas excelentes. Se sofreram preconceito em sua época, é outra história. O preconceito não pode se repetir.

"Os Penetras 2" pode muito bem servir como entretenimento descompromissado. A isso se presta razoavelmente bem. Não é preciso desligar o cérebro, como costumamos escrever, com arrogância, sobre filmes do gênero.

Com poucos minutos, contudo, ressoa algo anteriormente pensado: o problema do filme também não está nas atuações. Está mesmo na construção de uma trama sólida, que comporte melhor as piadas e o eventual histrionismo dos comediantes.

Comédia de vigaristas, "Os Penetras 2" segue de perto "Os Safados" (1988), de Frank Oz (com Michael Caine e Steve Martin). Mas seu ritmo é afobado, com uma dosagem extra no tom exagerado das interpretações. Questão de modulação, pois comédia é sobretudo tom e ritmo.

No mais, Waddington tem um olhar de artesão, o que garante ao menos uma sequência bem interessante, a do leilão. Graças a isso e aos atores, quase tivemos uma boa comédia popular.

OS PENETRAS 2: QUEM DÁ MAIS?
DIREÇÃO: ANDRUCHA WADDINGTON
ELENCO: EDUARDO STERBLITCH, MARCELO ADNET, MARIANA XIMENES
PRODUÇÃO: BRASIL, 2016, 12 ANOS
QUANDO: ESTREIA NESTA QUINTA (19)


Endereço da página: