Folha de S. Paulo


Gisele Mirabai vence Prêmio Kindle de Literatura, que paga R$ 20 mil

A vencedora do primeiro Prêmio Kindle de Literatura, anunciado na manhã desta terça-feira (17), na Confeitaria Colombo, no Rio, foi a mineira Gisele Mirabai, com o romance "Machamba". Como parte do processo de inscrição, o livro está disponível no Kindle Direct Publishing, plataforma de autopublicação da Amazon.

O livro será publicado pela Nova Fronteira, que realiza o prêmio em parceria com a Amazon, no fim deste semestre. A autora também recebe R$ 20 mil com o troféu.

Gisele, de 36 anos, é uma das escritoras egressas das oficinas literárias do escritor pernambucano Marcelino Freire, que tem levado uma série de autores ao principais prêmios literários do país.

Reprodução/Facebook
A escritora Gisele Mirabai, vencedora do Prêmio Kindle de Literatura
A escritora Gisele Mirabai, vencedora do Prêmio Kindle de Literatura

"O livro é um objeto pequeno, ainda marginalizado. A literatura tem uma grande missão para transformar o mundo", disse a autora, visivelmente emocionada.

O romance conta a história de uma mulher que leva uma vida desregrada em Londres e resolve viajar pelo mundo, conhecendo civilizações antigas.

"Enquanto ela encontra as ruínas dessas civilizações, ela encontra as próprias ruínas", diz a autora, que tem formação em artes cênicas e trabalha como roteirista de cinema.

Em uma nota, o escritor Geraldo Carneiro, membro do júri ao lado de Carlos Heitor Cony e recém-eleito imortal da Academia Brasileira de Letras, comentou o livro.

"'Machamba' tem a capacidade de fazer de seu pequeno mundo um vasto mundo, um espelho em que o leitor se vê simultaneamente como semelhante e estrangeiro", escreveu Carneiro.

"Por sua sintaxe, por seu peculiar modo de cifrar, decifrar e recifrar a vida, 'Machamba' merece ser celebrada. Há aqui uma forte escritora parindo seu mundo."

O Prêmio Kindle teve cerca de 2.000 títulos inscritos, tornando o Brasil o país com mais inscritos entre as regiões em que a Amazon promove concursos semelhantes. Em segundo lugar, fica a Alemanha, com 1.900 livros inscritos.

Na final, também estavam "Minha Sombra Cabe Ali", de Leon Idris Azevedo, e "Os Últimos Passos do Enforcado", de Edson Soares. O prêmio foi anunciado por Ricardo Garrido, gerente de e-books da Amazon; Daniele Cajueiro, diretora editorial da Nova Fronteira; e Janaina Senna, editora de ficção nacional da casa.

LITERATURA CONTEMPORÂNEA

Com o livro de Gisele, a Nova Fronteira pretende marcar um retorno à edição de ficção contemporânea brasileira. Nos últimos anos, em especial depois de ser vendida para o Grupo Ediouro, a casa havia se especializado na publicação de nomes consagrados.

"O prêmio foi a primeira porta", afirmou Cajueiro.

O jornalista viajou a convite da Amazon


Endereço da página: