Folha de S. Paulo


Autor do livro 'O Exorcista', William Peter Blatty morre aos 89 nos EUA

Dave Allocca/Starpix via AP
 FILE - In this Sept. 29, 2010 file photo released by Starpix,
Blatty (à esq.) com Linda Blair, que protagonizou 'O Exorcista', e William Friedkin, diretor do filme

O escritor e cineasta americano William Peter Blatty, mais conhecido como autor do livro "O Exorcista", morreu na quinta (12) aos 89.

A informação foi noticiada por William Friedkin, que dirigiu a adaptação cinematográfica do romance, em 1973. "William Peter Blatty, querido amigo e irmão que criou 'O Exorcista', morreu ontem", escreveu o cineasta em seu Twitter nesta sexta (13).

Twitter

A mulher de Blatty, Julie Alicia Blatty, disse à agência Associated Press que o escritor morreu na quinta em um hospital de Bethesda, no Estado americano de Maryland. A causa da morte, segundo ela, foi um mieloma múltiplo, um tipo de câncer no sangue.

DESMAIOS

"O Exorcista" foi publicado como romance em 1971 e foi seguido pelo sucesso do filme, cujo roteiro Blatty também escreveu —e pelo qual levou um Oscar. A produção, sobre uma garota que é possuída por uma entidade misteriosa, tornou-se um dos maiores sucessos do cinema de terror. Segundo o site especializado em bilheteria "Box Office Mojo", arrecadou no mundo 441 milhões de dólares e foi o segundo filme de terror mais visto dos Estados Unidos, perdendo apenas para "O Sexto Sentido" (1999).

O impacto era tamanho que em muitos cinemas era comum ver espectadores desmaiarem ou terem acessos de histeria.

Após o lançamento do filme, atriz Linda Blair, que interpretava a garota possuída, chegou a receber várias ameaças de grupos religiosos, segundo quem a produção "glorificava Satã". Ela precisou ser escoltada por seguranças durante seis meses.

O longa ganhou diversas continuações, e a produção de 1990 "O Exorcista 3" tinha também roteiro de Blatty. A última versão, lançada no ano passado, foi dirigida por Jeremy Slater.

Blatty também escreveu os romances "A Nona Configuração" (1978) e "O Espírito do Mal" (1983) e assinou o roteiro do filme "Um Tiro no Escuro" (1964).


Endereço da página: