Folha de S. Paulo


Filme revela que Bowie descobriu câncer três meses antes de morrer

Um documentário da BBC, previsto para ir ao ar no sábado (7) na Inglaterra, revelará que David Bowie só descobriu que estava com câncer três meses antes de morrer, em 10 de janeiro de 2016.

"David Bowie: The Last Five Years" (em português, "David Bowie: Os Últimos Cinco Anos") narrará os cinco anos finais de vida do cantor, que completaria 70 anos neste domingo (8), e explora as produções de seus últimos álbuns, "The Next Day" e "Blackstar", e do musical "Lazarus".

De acordo com o filme, Bowie decidiu interromper o tratamento enquanto filmava "Lazarus", clipe de seu último single lançado no álbum "Blackstar". Até a morte, o artista manteve segredo sobre a doença.

Johan Renck, diretor do vídeo, conta em entrevista ao documentário que Bowie lhe pediu "uma performance simples". No clipe, ele canta deitado no leito de um hospital versos como "olhe aqui para cima, estou no céu". A ideia, disse, surgiu uma semana antes de ele receber o diagnóstico final. Reck afirma que, enquanto estavam filmando, o artista soube que não iria mais resistir.

"The Last Five Years" é dirigido por Francis Whately, mesmo diretor de "David Bowie: Five Years (2013)", que conta a história dos anos mais importantes na carreira do cantor britânico (1971-1983) e é uma alusão à música "Five Years", do álbum "Rise and Fall of Ziggy Stardust".

Além dos álbuns que antecederam a morte do astro, amigos e parceiros musicais que concederam depoimentos à produção também relembram a turnê Reality, de 2003, e o retorno de Bowie aos palcos dez anos depois.

O filme reunirá filmagens inéditas, entrevistas nunca divulgadas, depoimentos de convidados e gravação exclusiva para "Lazarus" –sobre o registro feito durante a produção da peça, o produtor Tony Visconti revelou que Bowie "ficava na frente do microfone e durante os quatro ou cinco minutos que estava cantando ele despejava seu coração".

"Eu podia ver através da janela que ele estava realmente sentindo o que cantava. O áudio captou sua respiração, não era que ele estava sem fôlego, ele estava hiperventilando de certa forma, elevando sua energia para cantar", disse Visconti em depoimento ao documentário.

Em outro momento, o artista Jonathan Barnbrook discute o processo de criação do design da capa de "The Next Day" e conta como inspirou Bowie a recuperar imagens icônicas de seu passado. Ele também mostra uma série de ideias de títulos e capa descartadas, como uma que estampava a estrela que viria a aparecer em "Blackstar".

Veja, abaixo, o clipe de "Lazarus":

Lazarus


Endereço da página:

Links no texto: