Folha de S. Paulo


CRÍTICA

'Invasão Zumbi' oferece reflexão sobre fraqueza e grandeza humana

Trailer

O melhor de "Invasão Zumbi" está logo no início. No plano de abertura, onde um boneco faz os mesmos gestos de um humano. Pouco depois, uma caminhonete atropela um alce. Ele aparece morto, mas logo em seguida, ágil, levanta-se e olha para nós: tem aqueles olhos brancos de zumbi.

Um alce zumbi? Eis um bom começo. É pena que o filme deixe os animais para lá depois disso para se dedicar exclusivamente aos mortos-vivos da nossa espécie.

Depois de uma exposição um pouco sumária, estamos dentro da evolução: num trem que vai a Busan um grupo de pessoas começa a ser atacado por bandos de zumbis não só violentos como, ao contrário da convenção, bastante ágeis.

Divulgação
O ator Yoo Gong em cena do filme sul-coreano 'Invasão Zumbi
O ator Yoo Gong em cena do filme sul-coreano 'Invasão Zumbi'

Ali se isolam os personagens principais: um operador do mercado com sua filha, um homem forte com sua mulher grávida, um engravatado disposto a qualquer coisa para escapar dos zumbis.

A evolução será, basicamente, convencional. Mas credite-se ao longa, para começar, o bom gosto de levar um filme de zumbis durante duas horas sem recorrer a sustos.

Em troca, "Invasão Zumbi" nos oferece, enquanto rola o trem, uma reflexão sobre os homens, suas fraquezas e grandezas, mesquinharias e generosidades, egoísmo e altruísmo. Por vezes somos mesmo tentados a duvidar que os homens sejam melhores que os zumbis...

Ao mesmo tempo, esses zumbis histéricos remetem ao que parece ser uma característica nacional: uma inquietação profunda, uma agitação ansiosa e quase permanente em face do mundo e seus inesperados.

Essa inquietação parece associada a uma tendência à culpabilidade de certos personagens que rima com a tendência do filme a culpabilizar alguns outros.

"Invasão Zumbi" se apruma na preparação do epílogo e se mostra, no conjunto, bastante digno. Está longe de ser um George Romero, claro, mas também muito longe do nada que constitui a maior parte do terror que nos é dado consumir.

INVASÃO ZUMBI (Busanhaeng)
DIREÇÃO Park Joo-Suk
ELENCO Gong Yoo, Jung Yu-Mi, Ma Dong-Seok
PRODUÇÃO Coreia do Sul, 2016, 14 anos
QUANDO estreia na quinta (29)


Endereço da página: