Folha de S. Paulo


Misticismo judaico inspira HQ sobre o fim do mundo

Se no princípio era Deus e Deus era onipresente, ele ocupava todo o espaço onde qualquer outra coisa pudesse existir. Assim, o mundo só pôde surgir a partir da contração do infinito divino –da ausência de Deus, em resumo.

Parece uma ideia mirabolante, mas esse é um conceito do misticismo judaico, chamado de "tzimtzum". É ele que inspira "Rasga-Mortalhas", história em quadrinhos do jornalista Diogo Bercito e do ilustrador Pedro Vergani.

O livro fala de um rei que recebe a visita de um babuíno e ouve dele o aviso: "Essa curiosa esfera úmida que vocês chamam de planeta vai se despedaçar".

Então, o monarca embarca todo o reino nas costas de elefantes gigantes –inspirados na obra de Salvador Dalí– e parte em busca de um lugar onde todos possam ser protegidos do apocalipse.

"Esse era um desses romances nunca publicados, que eu escrevi há uns dez anos. Naquela época, eu estava lendo muito sobre o misticismo judaico, a cabala medieval...", diz Diogo Bercito, correspondente da Folha em Madri.

O autor, que já foi correspondente do jornal em Jerusalém, é mestre em estudos árabes e islâmicos pela Universidade Autônoma de Madri –e a estética da cultura do Oriente Médio aparece na HQ.

DISSOLUÇÃO

Em suas ilustrações, Vergani usa formas geométricas e vai desmontando as linhas que separam cada quadro ao longo da história, em referência à dissolução do mundo.

A trama tem tom de fábula, com personagens que elaboram abstrações sobre a natureza do universo. E é impossível não ver ecos do escritor argentino Jorge Luis Borges –conhecido não só pelas abstrações, mas também pelo fascínio com o misticismo.

"A mitologia foi muito importante para mim. São leituras que começaram com Borges e Gershom Scholem. Foi uma das razões que me levaram a Israel, a estudar árabe e hebraico, o que se tornou minha área de trabalho", diz Bercito.

RASGA-MORTALHAS
AUTORES Diogo Bercito e Pedro Vergani
EDITORA Zarabatana Books
QUANTO R$ 40 (80 págs.)
LANÇAMENTO sex. (23), às 18h, na Gibiteria - pça. Benedito Calixto, 158, 1º andar, tel. (11) 3167-4838


Endereço da página: