Folha de S. Paulo


Roberto Minczuk e Cleber Papa assumem Theatro Municipal em 2017

O Theatro Municipal de São Paulo já tem novo comando à vista. Na gestão João Doria (PSDB), Roberto Minczuk deverá assumir o cargo de maestro titular da casa e o diretor e cenógrafo Cleber Papa, a direção artística.

A informação foi confirmada por André Sturm, futuro secretário de Cultura. Segundo ele, "ambos sinalizaram que responderão positivamente aos convites feitos".

Ao convidar dois profissionais para esses cargos, a gestão Doria revê o que foi considerado um erro de Fernando Haddad (PT) na pasta: John Neschling, afastado em setembro, concentrava as duas posições desde que assumiu o teatro, em 2013, o que contraria as normas da Fundação Theatro Municipal.

Cicero Rodrigues/Divulgação
Roberto Minczuk, que será maestro do Municipal em 2017
Roberto Minczuk, que será maestro do Municipal em 2017

O acúmulo de funções fazia com que Neschling recebesse por regências que ele mesmo programava. O maestro foi afastado após investigações no Ministério Público sobre irregularidades na administração do teatro. Tanto ele como Haddad, além de secretários municipais, são alvo de ação da Promotoria por improbidade administrativa.

Sturm não adiantou se os novos titulares serão contratados pela Fundação Theatro Municipal ou pelo IBGC, organização social que administra o teatro e que também é alvo de ação da Promotoria. Ele diz que é necessário esperar o andamento do processo para tomar novas decisões, incluindo salários.

Bruno Poletti/Folhapress
Cleber Papa, diretor e cenógrafo, futuro diretor artístico
Cleber Papa, diretor e cenógrafo, futuro diretor artístico

Cleber Papa disse à Folha que "o foco da gestão será resgatar a vocação histórica da casa", sinalizando que os corpos artísticos que perderam espaço na atual gestão podem ser revalorizados –entre eles o Balé da Cidade, o Coral Paulistano e o Quarteto de Cordas.

A reportagem não localizou Minczuk. O maestro esteve por dez anos à frente da Orquestra Sinfônica Brasileira, que deixou em 2015. Entre críticas positivas e negativas, despontou como uma das grandes promessas nacionais no exterior.

O ponto agudo de sua carreira foi o conflito com músicos da OSB, em 2010 e 2011. Ele aplicou uma prova que sofreu boicote, o que resultou na demissão de 36 profissionais, recontratados depois por medida judicial.

*

RAIO-X Roberto Minczuk, 49

Formação

> Graduou-se na Juilliard School de Nova York

História

> Foi regente titular da Orquestra Sinfônica Brasiliera por dez anos, até 2015

> Foi regente associado da Filarmônica de Nova York nos anos 1990

> Atuou como diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, entre outros trabalhos

RAIO-X Cleber Papa, 63

Formação

> Formou-se em publicidade, estudou atuação, cenografia e economia da cultura na FGV

Histórico

> Produtor e diretor de mais de mais de 60 óperas

> Criou o Festival Amazonas e o Festival de Ópera do Theatro da Paz

> Curador do programa Notas Contemporâneas, do MIS, que recolhe depoimentos de personalidade da música popular e erudita


Endereço da página: