Folha de S. Paulo


Lembre 4 polêmicas da edição mais quente do 'MasterChef', que termina hoje

A quarta edição do "MasterChef", que termina nesta terça (13), ficará marcada pela tensão entre os candidatos, que bateram boca entre si e com os jurados.

Os concorrentes eram cozinheiros profissionais e, por vezes, desacataram sugestões e pedidos dos chefs Paola Carosella, Érick Jacquin e Henrique Fogaça.

Antes da "lavagem de roupa suja" entre os participantes na quarta (14), relembre quatro momentos em que a chapa esquentou no "MasterChef Profissionais". A final vai ao ar a partir das 22h30, na Band.

1. Lugar de mulher...

Quando estava em uma equipe chefiada por Ivo, a finalista Dayse reclamou que chef não lhe dava nenhuma atividade: "Tá, então eu fico aqui olhando, é isso? Você quer fazer o legume, o cordeiro, o tomate... Quer fazer tudo".

Ao que Ivo respondeu: "Pega uma vassoura e varre o chão, então". Instantes depois, o participante comentou a cena, numa fala considerada machista nas redes sociais: "Trabalhar com mulher na cozinha é um pouco mais delicado, vamos ser realista, ela acaba sendo um pouco mais frágil, mas não vejo problema nenhum em trabalhar com mulher.

Dayse e Ivo

2. ...É onde ela quiser

O antepenúltimo episódio, exibido em 29 de novembro, foi um dos mais quentes da edição, com eliminação de Ivo, até então um dos favoritos ao prêmio de R$ 170 mil oferecido pela atração.

Paola Carosella chorou na despedida do candidato, e foi criticada nas redes sociais pela simpatia com ele, que já havia protagonizado momentos considerados machistas (principalmente, com Dayse).

Durante uma das provas, a edição mostrou Marcelo —agora, na final com Dayse— criticando a técnica da oponente, sobre quem dizia que "não tinha culhões para ficar".

Dayse e Marcelo

3. Servir bem para servir sempre

Ana Paula Padrão não deixou barato um comentário de João, em sua eliminação. Seu prato, que misturava ravióli de nabo e filé de peixe no caldo asiático, não agradou —na saída, questionado pela apresentadora, o participante respondeu que ela era "leiga" e, portanto, não poderia opinar sobre critérios gastronômicos.

"Sou completamente leiga, você está corretíssimo, mas eu sou a conta final da sua profissão, se você não me agradar, você não agrada ninguém", retrucou Ana Paula.

Ela finalizou a discussão com classe: "[O programa] tem três julgadores, vários convidados, essa é a regra para todo mundo. João, volta para o seu Estado com orgulho. A linha entre a opinião forte e a arrogância é muito tênue, muito, muito fina."

4. Desacato

Logo no primeiro episódio, João retrucou uma crítica de Paola sobre o prato que ele preparava: "Na minha cozinha sou sempre eu que mando. Não estou acostumado a obedecer".

João e Paola


Endereço da página:

Links no texto: