Folha de S. Paulo


CRÍTICA

'A Última Ressaca do Ano' perde oportunidade e cai no pastelão

Divulgação
Os atores Courtney B. Vance e T.J. Miller em cena de 'A Última Ressaca do Ano
Os atores Courtney B. Vance e T.J. Miller em cena de 'A Última Ressaca do Ano'

"Greta Garbo, Quem Diria, Acabou no Irajá", zombava o título de uma antiga comédia carioca. Ironia na mesma medida cabe a "A Última Ressaca do Ano", que bem poderia se chamar "Jennifer Aniston, Quem Diria, Acabou Fazendo Piada de Peido".

A comédia tenta combinar, com descontração, o medo do desemprego e a ferocidade capitalista. O foco é uma empresa de internet administrada por uma turma cujos métodos relaxados podem não sobreviver às decisões da CEO dinâmica e cruel que exige resultados irrealistas.

T.J. Miller faz o papel de Clay Vanstone, chefe parvo que comanda o negócio sem se preocupar com regras e desempenhos. No lado oposto, Aniston interpreta Carol Vanstone, a irmã linha-dura que quer todo mundo a seus pés.

O potencial cômico da dupla depende da oposição dos dois tipos e de como cada temperamento protagoniza situações que exigem capacidade de decisão e jogo de cintura.

Enquanto Clay dá risadas e se diverte com a anarquia crescente, a mania de controle de Carol é perturbada pelo mundo que nunca se dobra às vontades dela. A imagem e o ritmo de T.J. Miller oferecem uma boa ilustração da atitude desencanada de seu personagem, mas Aniston parece uma escolha errada para o papel de mulher tão superiora.

Sua personagem, que já não tem humor, perde também a ironia com seu desempenho rígido. Esse desequilíbrio pode nem ser considerado pelos fãs incondicionais de Aniston, mas o filme desaba de fato quando se apoia em outros personagens na busca da apoteose do riso por meio de disparates.

Uma longa cena de festa oferece muitos ingredientes para o humor por acúmulo, aquela sucessão de absurdos que provocam gargalhadas nas boas comédias malucas.

O filme, no entanto, perde essa oportunidade ao seguir muitos fios que não dão em nada além de uma cena a mais de pastelão.

Ao contrário de "Irmãs", exemplo mais recente de comédia disposta a fazer de uma festa o momento de celebração da desordem, "A Última Ressaca do Ano" desperdiça a oportunidade de pôr abaixo o mundo do trabalho.

Suas piadas bobas só conseguem fazer rir quem acha que não há balada mais divertida do que festa de firma.

A ÚLTIMA RESSACA DO ANO (Office Christmas Party)
DIREÇÃO Will Speck e Josh Gord
ELENCO Jason Bateman, Jennifer Aniston, T.J. Miller
PRODUÇÃO EUA, 2016, 16 anos
QUANDO em cartaz


Endereço da página: