Folha de S. Paulo


Cineasta holandês Paul Verhoeven presidirá júri do Festival de Berlim

O cineasta holandês Paul Verhoeven, diretor de "Robocop" e "Instinto Selvagem", presidirá entre os dias 9 e 19 de fevereiro de 2017 o júri do festival de cinema de Berlim, informaram nesta sexta-feira (9) os organizadores.

Verhoeven, 78, "trabalhou em diferentes gêneros, tanto na Europa como nos Estados Unidos. A variedade de seu trabalho no cinema reflete a sua criatividade, diversidade, coragem e vontade de experimentar", disse o diretor artístico da Berlinale, Dieter Kosslick, em um comunicado.

Alberto Pizzoli/AFP
(FILES) This file photo taken on May 21, 2016 shows Dutch director Paul Verhoeven waving during a photocall for the film
O cineasta holandês Paul Verhoeven, que presidirá o júri do Festival de Berlim em 2017

O júri deste ano foi presidido pela atriz americana Meryl Streep.

Verhoeven, apelidado de o "holandês violento", começou sua carreira em seu país com filmes como "O Quarto Homem" (1983) e "Conquista Sangrenta" (1985). Mas foi nos Estados Unidos, onde rodou a maioria de seus filmes como "RoboCop - O Policial do Futuro" (1987), "O Vingador do Futuro" (1990) ou "Tropas Estelares" (1997).

Nos últimos anos, ele voltou para a Europa. Em 2006, filmou na Holanda "O Livro Negro" e, este ano, na França, o suspense "Elle", estrelado por Isabelle Huppert.


Endereço da página: