Folha de S. Paulo


'Guardiões da Galáxia' é filme de outsiders para outsiders, diz diretor

Nelson Antoine/Folhapress
O diretor James Gunn no terceiro dia da Comic Con Experience, em São Paulo
O diretor James Gunn no terceiro dia da Comic Con Experience, em São Paulo

Quem estivesse de olhos fechados, só ouvindo o que acontecia no maior auditório da Comic Con Experience na noite deste sábado (2), por um momento poderia achar que estava no show de um rockstar pelo volume de gritos e aplausos que preenchiam o ambiente.

A histeria coletiva, porém, era para o diretor James Gunn, de "Guardiões da Galáxia", maior bilheteria de 2014. Ele veio ao Brasil divulgar os primeiros trailers e falar sobre a sequência do filme, prevista para 2017, que ele diz ainda estar editando.

Houve quem esperasse mais de cinco horas ­numa fila somente para vê-lo ­â€“ou seja, praticamente todo o tempo em que esteve na feira de cultura pop. Na saída do auditório, uma garota de cabelos cacheados azuis mandava entusiasmada um áudio de WhatsApp no celular: "Seis horas de fila, passei fome, mas valeu a pena, saca? Melhor dia de Comic Con".

Dois amigos que vieram da baixada santista ficaram tempo semelhante na espera, à base de barrinhas de cereal e balas de goma. Valeu a pena, disseram na saída: "Pegaria mais cinco horas de fila", um deles arrematou.

Gunn, visivelmente animado, atribui o sucesso do filme da Marvel a um fator: "É um filme sobre outsiders, feito por outsiders para outsiders". "Mais ou menos como os geeks que lotam a feira", emendou Érico Borgo, mediador do painel.

"Guardiões da Galáxia" é uma história da Marvel pouco conhecida pelos fãs da gigante da HQ antes de chegar aos cinemas.

"A coisa mais difícil do primeiro filme foi introduzir tantos personagens diferentes, com histórias de vida diferentes. Agora, queremos transformar esse universo em algo mais divertido e com mais coração", disse o cineasta.

Para o diretor, "Guardiões" se diferencia de outros filmes de super-herói por mostrar "explosão com coração", enquanto os outros, disse, só se preocupam com a cenas de ação e efeitos especiais.

Para a continuação, conseguiu escalar Kurt Russell, como o pai de Peter Quill (Chris Pratt) e Sylverster Stallone. A aparição dos dois medalhões dos filmes de ação foi ovacionada por uma plateia, já indo ao delírio. Cada minuto de trailer era aplaudido de pé pelas quase 3.500 pessoas no auditório.

Trabalhar com os dois veteranos foi a realização de um sonho de Gunn, que fingia ser Rambo, personagem clássico de Stallone, em brincadeiras quando era jovem.

"Stallone é o melhor, é um personagem. Um cara louco, divertido. Ele tem o dom de olhar para uma pessoa e instantaneamente dizer com que animal se parece", contou Gunn, aos risos. Russell, para Stallone, se parece com um macaco-japonês.


Endereço da página:

Links no texto: