Folha de S. Paulo


A pedido de Chico Buarque, 'Roda Viva' retira música da abertura

A pedido de Chico Buarque, a TV Cultura deixará de usar a canção "Roda Viva" na abertura do programa homônimo, a partir da próxima segunda (28).

Descontente com a linha editorial do programa de entrevistas, que, segundo ele, se distanciou bastante de sua proposta original, o cantor e compositor não quis mais ter sua canção associada ao "Roda Viva".

Como nunca existiu uma autorização formal de Chico ou um contrato com a emissora paulista, o advogado do compositor, Rodrigo Salinas, solicitou a interrupção do uso da trilha.

Daniel Marenco/Agência O Globo
Rio de Janeiro (RJ), 31/03/2016, Dilma Rousseff / Apoio - Manifestantes se concentram no Largo da Carioca, Centro do Rio de Janeiro, na quinta-feira (31), durante a Jornada Nacional pela Democracia. Na foto: Chico Buarque. Foto: Daniel Marenco / Agência O Globo
Chico Buarque em manifestação pró-Dilma, em março

A entrevista no "Roda Viva" com o presidente Michel Temer, no dia 14 de novembro, foi o que desencadeou a ação do músico. Após a exibição do programa, um grupo de artistas e intelectuais, somado ao coletivo Jornalistas Livres, assinou um manifesto pedindo a retirada da canção da trilha da atração.

Também foi criado um abaixo-assinado virtual no site Avaaz, que contava nesta quarta (23) com 2.240 assinaturas.

Chico havia liberado de maneira informal o uso da canção para a abertura do "Roda Viva", em 2008, atendendo ao pedido de um amigo, o produtor cultural Fernando Faro, morto em abril passado, que à época era diretor do núcleo de música da Cultura.

A notificação apresentada pelo advogado de Chico dava à emissora 48 horas para fornecer uma autorização formal para o uso da canção. A Cultura não fez nenhuma objeção ao pedido.

Por meio de sua assessoria, a emissora disse que a mudança na vinheta de abertura faz parte de uma reformulação do programa por conta de seus 30 anos de existência.

Em março, Chico retirou a autorização para o uso de suas canções no musical "Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 minutos", após o diretor Claudio Botelho chamar o ex-presidente Lula de ladrão e a então presidente Dilma Rousseff, de ladra.

"Roda Viva" foi composta em 1967 para a peça homônima, que teve direção de José Celso Martinez Corrêa.


Endereço da página:

Links no texto: