Folha de S. Paulo


Para autor de conto que inspirou 'A Chegada', adaptação é 'milagre'

O escritor norte-americano Ted Chiang explora seus personagens como um astrofísico perscruta o universo: com equações e instrumentos científicos e tecnológicos.

Nos oito textos que fazem parte de sua primeira coletânea, "História da Sua Vida e Outros Contos", Chiang usa da linguagem matemática –de divisão por zero, uma indefinição aritmética que dá título a um dos contos, a diagramas do princípio de Fermat, que explica a trajetória da luz em diferentes meios.

Alvaro Villarrubia/Divulgação
Madrid, Spain, 24/02/2011. Ted Chiang, American science fiction author. Taken at 'Estudio en escarlata' library.Photo Alvaro Villarrubia ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Ted Chiang, autor de 'A História da sua Vida'

Seja pelo contato alienígena, tema do conto-título que inspira "A Chegada", ou pelo alcance da superinteligência, são sempre descobertas que motivam seus enredos.

"Acredito que exista beleza na ciência e na matemática. Conhecer as verdades nesses campos pode criar um sentimento de admiração que é muito parecido com o que a religião inspira", diz.

Nascido em 1967 e admirador desde criança de Isaac Asimov e Arthur C. Clarke, expoentes da ficção científica, Chiang começou a escrever aos 15. Desde então, conta,"colecionou rejeições".

Em 1990, após se formar em ciências da computação pela Universidade Brown, recebeu seu primeiro prêmio de destaque –o Nebula, de fantasia e ficção científica, pelo conto "A Torre da Babilônia", que abre o livro.

Na história, um grupo de mineradores é contratado para subir a mítica torre e abrir o céu com suas ferramentas. Durante o percurso, são obrigados a refletir sobre o impacto da empreitada.

A matemática de Chiang, no entanto, é complexa: com 15 contos publicados em mais de 25 anos, o autor acumula ao menos 16 prêmios.

Foram quatro Nebula e quatro Hugo –os dois mais importantes do gênero, também concedidos a seus ídolos de infância e a George R. R. Martin, criador dos livros de "A Guerra dos Tronos".

FILME

Chiang diz sempre fazer pesquisa para escrever. "Mergulho no tema para tornar a história plausível." Para criar Louise Banks, protagonista de "História da Sua Vida", afirma ter lido vários livros sobre linguística.

História Da Sua Vida E Outros Contos
Ted Chiang
l
Comprar

Chiang conta não ter participado ativamente na adaptação do conto para "A Chegada", mas diz estar satisfeito. "Considerando adaptações anteriores de textos de ficção científica, o filme é praticamente um milagre."

*

HISTÓRIA DA SUA VIDA E OUTROS CONTOS
AUTOR Ted Chiang
TRADUÇÃO Edmundo Barreiros
EDITORA Intrínseca
QUANTO R$ 44,90 (368 págs.); R$ 29,90 (e-book)


Endereço da página:

Links no texto: