Folha de S. Paulo


Dylan pode trocar discurso do Nobel por show em Estocolmo, diz Academia

Vencedor do Nobel de literatura de 2016, Bob Dylan poderá fazer seu discurso —protocolar para quem recebe a honraria— em um show em Estocolmo, previsto para 2017.

Segundo a Academia Sueca, responsável pela láurea, o poeta e compositor provavelmente agendará uma apresentação na capital do país, a "oportunidade perfeita para apresentar seu discurso". As informações são da revista "Billboard".

Na última quarta (16), Dylan confirmou à instituição que não poderá comparecer à cerimônia do Nobel, que tradicionalmente acontece em 10 de dezembro. Afirmou "ter outros compromissos".

As regras para que o vencedor realize sua conferência são flexíveis, disse Sara Danius, diretora da Academia, a uma rádio sueca. Dylan pode trocar uma leitura por "um vídeo ou qualquer outro formato que preferir", ela ressalta.

A única exigência é que a fala aconteça seis meses depois da cerimônia e mencione o Nobel.

Caso adie sua fala, Dylan não será, no entanto, o primeiro a fazê-lo: outros vencedores se manifestaram meses —e até anos— depois. Como o ex-preso político de Mianmar Aung San Suu Kyi, Nobel da Paz em 1991, que discursou 21 anos depois do anúncio do prêmio.

Nobel Literatura


Endereço da página:

Links no texto: