Folha de S. Paulo


Miyazaki deixará aposentadoria por primeiro longa em computação gráfica

Frazer Harrison - 8.nov.2014/AFP
Diretor Hayao Miyazaki recebe Oscar honorário da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas
Diretor Hayao Miyazaki recebe Oscar honorário da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas

Dois anos após anunciar sua aposentadoria do cinema em carta lida no Festival de Veneza, o animador Hayao Miyazaki, nome mais importante da animação japonesa moderna, disse planejar retorno aos longas.

Segundo a revista americana "The Hollywood Reporter", o também diretor e roteirista falou sobre a possibilidade no documentário "Owaranai Hito Miyazaki Hayao", exibido pela emissora japonesa NHK no domingo (13).

Miyazaki expressou descontentamento com o curta a que se dedica atualmente, "Kemushi no Boro" ("Boro, a Lagarta", em tradução livre), seu primeiro trabalho com imagens totalmente digitais, feito para o Museu Ghibli, em Mitaka, na região de Tóquio. Agora, o plano é transformá-lo em um longa-metragem.

No mesmo documentário, o produtor Toshio Suzuki, parceiro de Miyazaki em filmes como "Princesa Mononoke" e "A Viagem de Chihiro", falou sobre as dificuldades do mestre do desenho à mão em dominar a computação gráfica e o futuro do estúdio Ghibli. "Ghibli continuará enquanto Miyazaki fizer filmes."


Endereço da página:

Links no texto: