Folha de S. Paulo


Filme 'Horizonte Profundo' recria desastre ecológico nos Estados Unidos

Divulgação
Horizonte Profundo - Desastre no Golfo Título original: Deepwater Horizon Distribuição: Paris Data de estreia: qui, 10/11/16 País: Estados Unidos Gênero: ação Ano de produção: 2016 Duração: 107 minutos Classificação: a definir por http://culturadigital.br/classind ficha técnica Direção: Peter Berg Roteiro: Matthew Michael Carnahan Elenco: Mark Wahlberg Dylan O'Brien Kate Hudson sinopse Baseado em fatos reais, o filme fala sobre o pior derramamento de petróleo da história, no Deepwater Horizon. ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Gina Rodriguez e Mark Wahlberg em cena do filme 'Horizonte Profundo - Desastre no Golfo'

Peter Berg está assustado. E ele não é um cineasta dos mais sensíveis e frágeis. Seus filmes já lidaram com atentados a bomba na Arábia Saudita ("O Reino"), o mundo cruel do futebol americano universitário ("Tudo Pela Vitória") e com missões americanas fracassadas no Afeganistão ("O Grande Herói").

Mas "Horizonte Profundo: Desastre no Golfo", lançado na quinta (10) no Brasil, provocou um novo sentimento no diretor. "Ainda estou assustado", afirmou à Folha em setembro, na première mundial do longa, no Festival de Toronto. "Nunca fiz um filme em que precisasse lidar tanto com advogados. Eles discutiam cenas comigo, liam o roteiro, ficavam olhando sobre meus ombros na sala de edição e até debatiam como iríamos vender o longa. Foi horrível."

Trata-se da história do maior vazamento de petróleo dos EUA, ocorrido em 2010, no Golfo do México.

Veja trailer

A plataforma semissubmersível que batiza o filme explodiu após um problema na pressão do poço de extração, o mais profundo registrado até então (mais de 10 mil metros de extensão), matando 11 pessoas e causando um desastre ambiental na região da Louisiana.

O projeto circulava em Hollywood desde 2011, com J.C. Chandor ("Margin Call") sendo contratado em 2014. Após a saída de Chandor por "diferenças criativas", Berg assumiu o projeto interessado em contar a história não apenas dos funcionários mortos mas também dos sobreviventes.

Ele se baseou em uma reportagem de David Barstow publicada no "New York Times" e nas memórias de Mike Williams, técnico-chefe de eletrônica da plataforma, interpretado por Mark Wahlberg, ator preferido de Berg.

Berg decidiu filmar perto do local da tragédia, no ano passado, para utilizar mão de obra especializada e conferir mais realismo. Mas não esperava encontrar tantas dificuldades: vários consultores contratados não apareciam ou largavam a proposta.

Pressão da britânica BP, dona da plataforma? "Não podemos provar, mas os consultores falaram que tiveram problemas com empresas e não podiam mais nos ajudar. Perguntava se era a BP e nos olhavam em silêncio", afirma Berg.

A equipe de filmagens também se disse hostilizada nas cidades ribeirinhas afetadas pelo desastre que liberou 4,9 milhões de barris de petróleo nas suas águas. "As pessoas nos expulsavam, porque estavam com medo", conta. "A economia do Estado é muito conectada ao petróleo."

A saída foi reconstruir a plataforma em Chalmette, próxima a New Orleans.

Ela equivale a 85% da Deepwater Horizon real. Dois tanques de mais de 7,5 milhões de litros de água foram erguidos do lado do cenário para as cenas oceânicas. "Aquela explosão era um momento vital e foi como comer um peru: você não pode engolir a ave inteira, precisa ir pedaço por pedaço", diz Berg.

"Naquele momento, o homem foi o mais próximo que podia do núcleo do planeta. Em um lugar que não deveria ser tocado. Foi como Ícaro, mas no fundo do oceano."

HORIZONTE PROFUNDO: DESASTRE NO GOLFO
(Deepwater Horizon)
DIREÇÃO Peter Berg
ELENCO Mark Wahlberg, Kurt Russell, Douglas M. Griffin
PRODUÇÃO Hong Kong/ EUA, 2016, 12 anos
QUANDO em cartaz

Leia aqui a crítica do filme.


Endereço da página:

Links no texto: