Folha de S. Paulo


Festival Satyrianas homenageia atriz transexual Phedra de Córdoba

Figura emblemática no teatro paulistano, a atriz transexual Phedra de Córdoba é a homenageada do 17º festival Satyrianas, que começa neste sábado (12), na praça Roosevelt. Phedra morreu em abril, aos 77, de câncer no pulmão.

"É uma festa da diversidade", define o coordenador geral do evento, Gustavo Ferreira. "A homenagem vai além da artista que ela foi, traz ao Satyrianas a diversidade latente que precisa ser falada com glamour e brilho; a discussão sobre um teatro de resistência."

Nascida em Cuba e radicada no Brasil desde a década de 1950, Phedra de Córdoba fez parte da geração do teatro de revista e em 2003 entrou para Os Satyros. No grupo, virou um símbolo e era considerada a "Diva da Roosevelt".

Lucas Lima/UOL
******INTERNET OUT******* SÃO PAULO, SP, BRASIL, 22-01-2016, 16h: Retrato da atrizl Phedra de Cordoba. (Foto: Lucas Lima/UOL). ATENCAO: PROIBIDO PUBLICAR SEM AUTORIZACAO DO UOL
A atriz Phedra de Córdoba, que será homenageada no evento

Uma das homenagens é o musical "Phedras por Phedra", com direção de Robson Catalunha, no domingo (13), às 20h, na Estação Satyros. Baseada nos diários da atriz, a apresentação é "uma celebração alegre e questionadora", segundo o ator Gero Camilo, que está no elenco.

O espetáculo foi apresentado pela primeira vez em março, no Teatro Oficina, para arrecadar dinheiro que ajudaria no tratamento da atriz. "Agora é uma forma de matar um pouco da saudade, resgatando a irreverência que ela deixou dentro da arte", afirma Camilo.

Parte da biografia da cubana será contada na peça "Entrevista com Phedra", escrita pelo jornalista Miguel Arcanjo. O texto ganha sua primeira leitura dramatizada dentro do festival, na terça (15), às 19h, no Satyros 1.

"É uma conversa entre Phedra e um jornalista, que mostra uma mulher cheia de carisma, uma diva nata", explica Arcanjo. A leitura tem direção de Juan Manuel Tellategui, e no elenco estão Livia La Gatto e Raphael Garcia.

As celebrações a Phedra de Córdoba ainda incluem um desfile, no sábado, às 20h, ao ar livre. Amigos da atriz se vestem com os figurinos dela na intervenção "Strass, Carajo!", com curadoria das figurinistas Bia Pieratti Bueno e Carol Reissman. Entre as roupas estão peças usadas em espetáculos d'Os Satyros, nas apresentações de dança flamenca e na época de vedete.

Em todas as homenagens será usada parte das cinzas da atriz, guardadas pelos diretores Rodolfo García Vázquez e Ivam Cabral.

ININTERRUPTO

Neste ano, o Satyrianas deve superar em poucos números as 500 atrações de 2015, segundo os produtores. Não há patrocínio da prefeitura e do governo do Estado e parte da verba (ainda não divulgada) vem de doações. "Vamos realizar com verba própria e com ajuda de parceiros e apoiadores", diz Ferreira.

Em 78 horas ininterruptas, haverá apresentações de teatro, performances, atividades de moda, cinema e música. A abertura, às 14h deste sábado, é com o bloco Domingo Ela Não Vai.

Entre os destaques desta edição estão o show de Lineker, a apresentação do musical dos Dzi Croquettes e a volta da projeção de filmes ao ar livre. Uma novidade é a substituição de tendas por um único palco, aberto, na praça.

*

SATYRIANAS
QUANDO das 14h de sáb. (12) às 12h de ter. (15), ininterruptamente
ONDE diversos locais; programação em satyrianas.com.br
QUANTO pague quanto puder


Endereço da página: