Folha de S. Paulo


Globo amplia aposta em vídeo via internet com mais séries "digital first"

A Rede Globo fez o balanço de um ano de existência de seu serviço de vídeo pela internet, chamado Globo Play, e decidiu ampliar a aposta. No início de 2017, lançará quatro séries que serão apresentadas primeiro na internet e só depois na TV aberta.

Neste primeiro ano, fez a primeira experiência de impacto com "SuperMax" e gostou do resultado, segundo seu diretor de programação, Amauri Soares: "As nossas séries se mostram muito adequadas para esse tipo de iniciativa", diz ele, inclusive "do ponto de vista de discussão em torno do conteúdo".

Divulgação
Cléo Pires em cena de
Cléo Pires em cena de "SuperMax", entre Rui Ricardo Diaz (esq.) e Nicolas Trevijano

Serão três em janeiro: "Dois Irmãos", baseada no livro de Milton Hatoum, com direção de Luiz Fernando Carvalho; "Aldo", sobre o lutador de MMA José Aldo, a partir do filme com Milhem Cortaz e Cléo Pires; e "Cidade dos Homens", sequência da série iniciada em 2002. E uma em abril, "Brasil a Bordo", novo projeto de Miguel Falabella.

"A gente tem procurado acelerar as experiências com os nossos conteúdos porque, de fato, os resultados têm mostrado novos caminhos", diz Soares. Em janeiro entra no ar também uma nova home page do Globo Play, desenvolvida a partir de demandas dos usuários.

Tanto ele como Erick Brêtas, diretor de mídias digitais da Globo, enfatizam que uma das principais conclusões sobre o primeiro ano é que não houve "canibalização", ou seja, perda de público da TV aberta para o serviço pela internet.

O Globo Play, com assinatura de baixo custo semelhante à da Netflix, é classificado no segmento de vídeo digital OTT (over-the-top), que não requer a assinatura mais custosa da TV paga.

Bretas, a exemplo do que fazem Netflix e outras empresas digitais, evitou divulgar número de assinantes. Em vez disso, citou que o serviço "alcançou 67 milhões de usuários ao longo de 2016, contando aqueles que viram um único vídeo do Globo Play", sem assinar. Mensalmente, seriam "14, 15 milhões".

Relatou também que já foram feitos 9,5 milhões de downloads do aplicativo do Globo Play. "A gente deve chegar neste mês à marca muito simbólica de 10 milhões, o que faz dele um dos maiores apps desenvolvidos no Brasil. Em breve, será o maior."


Endereço da página: