Folha de S. Paulo


Cacá Carvalho retrata os 50 anos de casal em espetáculo 'para ser lido'

Cacá Carvalho precisou se despir de sua armadura de ator. "Eu abro mão das ferramentas com as quais eu me defendo e que eu afirmo", diz ele sobre "A Próxima Estação - Um Espetáculo para Ler", que estreia nesta quinta (10).

Trata-se, como indica o título, de uma peça lida. Cacá não interpreta o texto como faria numa montagem tradicional. Não alterna a voz para representar cada um dos personagens, tampouco faz gestos ou expressões grandiosos.

Fala da trajetória do casal Violeta e Massimo como se narrasse um livro, pontuando mudanças de tempo com variações de ritmo e respiração.

O ator conheceu o espetáculo do italiano Michele Santeramo no ano passado, quando trabalhava em Pontedera, na Toscana, com o diretor Roberto Bacci em "2+2 = 5" –versão de "Memórias do Subsolo", de Dostoiévski.

"Fiquei encantado com a relação desse texto para ser lido, que torna o espectador um elemento ativo da peça."

Cacá se posiciona na lateral da cena com a dramaturgia impressa à sua frente. No centro do palco está uma tela, na qual são projetados parte do texto e ilustrações criadas pela italiana Cristina Gardumi para o espetáculo. As imagens, com traços delicados de aquarela, são estáticas e se alternam com o andar da trama.

"É uma relação triangular entre a tela, o ator, e o público, que precisa reagir ativamente. Ele constrói a história com os fragmentos que recebe, mergulha nas imagens."

As ilustrações e a voz de Cacá seguem "uma grande orquestração", define o ator. O espetáculo, que tem coordenação artística de Márcio Medina, é todo cronometrado para casar as imagens, a voz e a música que acompanha as transições de cena.

Ali vemos a transformação do cotidiano de Violeta e Massimo, figuras estranhas, meio zoomórficas, mas muito humanas em suas imperfeições.

Eles se conhecem aos 30, em 2015. Vemos sua trajetória até os 80, e como as mudanças do mundo refletem na relação deles. Desde a comida, ora pasteurizada e sem sabor, até a possibilidade de se escolher a hora de morrer. Tudo narrado dentro do dia a dia e da intimidade do casal. "É um futuro de distopia assustadora e poética", afirma Cacá.

A PRÓXIMA ESTAÇÃO - UM ESPETÁCULO PARA LER
QUANDO qui. a sáb., às 20h30; até 17/12
ONDE Sesc Pinheiros, r. Paes Leme, 195, tel. (11) 3095-9400
QUANTO R$ 7,50 a R$ 25
CLASSIFICAÇÃO 12 anos


Endereço da página:

Links no texto: