Folha de S. Paulo


Edmar Bacha é eleito para cadeira de Evaristo de Moraes Filho na ABL

A Academia Brasileira de Letras elegeu, nesta quinta-feira (3), o economista e escritor Edmar Bacha para a cadeira anteriormente ocupada pelo jurista Evaristo de Moraes Filho, morto em julho deste ano.

Bacha, um dos nomes da equipe econômica que concebeu e implantou o Plano Real, recebeu 18 votos, contra 15 recebidos pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Eros Grau, sua principal concorrência na disputa pelo posto de imortal.

Nascido em Lambari (MG), em uma família de escritores, políticos e comerciantes, Bacha formou-se economista e foi pesquisador no IPEA, presidente do IBGE e presidente do BNDES.

Como escritor, lançou livros e artigos em revistas acadêmicas, como "Belíndia 2.0: Fábulas e Ensaios sobre o País dos Contrastes" (Civilização Brasileira).

Leo Pinheiro/Valor
Data: 05/03/2016 Editoria: Cultura Reporter: George Vidor Local: Rio de Janeiro, RJ Pauta: A Mesa com Valor Setor: Economia Personagem: Edmar Bacha, economista, Gorge Vidor, reporter do Valor Economico fotografados no Le Vin Bistro Tags: comida, barba, Plano Real, Fotos: Leo Pinheiro/Valor ***FOTO DE USO EXCLUSIVO FOLHAPRESS***
Economista Edmar Bacha, um dos formuladores do Plano Real

A ABL surgiu em 1897, com Machado de Assis como seu primeiro presidente, mas a ideia de criar uma instituição do tipo vinha desde o império. A casa dos imortais foi criado nos moldes da Academia Francesa de Letras, que surgiu no século 17, durante o reinado de Luiz 13.

Ainda seguindo o modelo da instituição francesa, a ABL conta com 40 membros. Além de Machado, o primeiro time de imortais contava com Inglês de Sousa, José do Patrocínio, Coelho Neto e Artur Azevedo, entre outros.

Há outras instituições do tipo pelo mundo, como a Academia de Ciências de Lisboa, em Portugal, ou a British Academy, no Reino Unido.


Endereço da página:

Links no texto: